Conteúdo Principal
Publicado em: 10/01/2018 - 16h10 Atualizado em: 11/01/2018 - 15h23 Tags: Palestras Qualidade de Vida

Diretoria de Gestão de Pessoas vai intensificar programa de saúde preventiva

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, que tem a frente Einstein Roosevet Leite, vai intensificar o programa de saúde preventiva, focando em três objetivos gerais para atender a demanda de servidores e magistrados: exames ocupacionais periódicos; acompanhamento de patologias crônicas e distúrbios osteos musculares; e distúrbios da saúde mental. Para isso, a Gerência de Qualidade de Vida, subordinada à Diretoria, está organizando um cronograma de atividades que serão desenvolvidas neste ano.

A proposta é criar equipes específicas para essa ação preventiva itinerante, que deverão atuar, nesse primeiro momento, nas unidades judiciárias da Região Metropolitana de João Pessoa, como os Fóruns Cível, Criminal, Regional de Mangabeira, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Fórum da Infância e Juventude, da Violência Doméstica, Corregedoria de Justiça e Escola Superior da Magistratura (Esma).

“Antes, as equipes se deslocavam para essas unidades apenas um dia no mês. Não sendo suficiente para detectar os reais problemas de saúde dos servidores que trabalham nesses locais. Já a equipe passando uma semana no local, será mais fácil percorrer todos os setores, ouvir, examinar e orientar servidores e magistrados”, afirmou a gerente de Qualidade de Vida, Valéria Beltrão.

Ela explicou que o grupo itinerante vai ser uma extensão da Gerência, para que o setor possa, efetivamente, trabalhar a saúde preventiva. “Não vamos ficar esperando que as pessoas venham até nós, mas os profissionais vão passar em todos os cartórios, será um trabalho in loco, para conversar com os servidores e magistrados, detectar aquela pessoa que está com uma patologia e encaminhá-la diretamente à Gerência de Qualidade de Vida, para um melhor acompanhamento”, disse.

No programa de saúde preventiva, a equipe de saúde itinerante pretende sensibilizar servidores e magistrados sobre a necessidade de realizar os exames ocupacionais periódicos, para que eles tenham o atestado de saúde ocupacional da própria Gerência de Qualidade de Vida.

Valéria disse, ainda, que os profissionais de saúde vão focar nas doenças mais prevalentes, a exemplo de patologias crônicas como a Hipertensão, a Diabétes e as lesões dos esforços repetitivos (LER e DORT), bem como os distúrbios osteo musculares relacionados ao trabalho, com o acompanhamento de um fisioterapeuta para os problemas de orientação postural.

Quanto à saúde mental, a principal preocupação da Gerência de Qualidade de Vida está nos casos dos distúrbios mentais depressivos. “A gente está tentando acompanhar mais de perto essa área, estudando um modo de fixar uma linha de ação específica para trabalhar a saúde mental do servidor”, observou Valéria, ao relatar que é grande o número de absenteísmo de servidores (ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente), por problemas depressivos.

“Vamos trabalhar com a parte da acupuntura também, uma vez na semana, já focado na saúde mental. Porque acupuntura é muito bom para reduzir o estresse, a ansiedade, depressão e outras patologias”, ressaltou.

Por fim, a Gerência de Qualidade de Vida dará continuidade aos atendimentos do setor na parte de prevenção e, no Tribunal, especificamente, com os atendimentos emergenciais na área odontológica, médica, de enfermagem, parte nutricional (com acompanhamento do nutricionista) e fisioterápico. A parte da Junta Médica também será mantida, com a análise dos processos de afastamento das licenças para tratamento de saúde, para acompanhamento de tratamento da família e outros referentes à saúde.

Por Eloise Elane

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711