Conteúdo Principal
Publicado em: 18/03/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Duas turmas da Capital concluem curso de atualização em Língua Portuguesa

Nessa quarta-feira (17), as primeiras turmas finalizaram as aulas referentes a etapa 2010 do Curso de Português e Redação Oficial para os servidores do polo da Capital, promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) do Tribunal de Justiça da Paraíba. Na próxima segunda-feira (22), mais duas turmas vão iniciar as aulas com o professor Francelino Soares de Souza, no Espaço Interativo, do 6º andar do Fórum Criminal de João Pessoa. Amanhã (19), começa o curso no subpolo da comarca de Cabedelo.

O curso tem carga horária de 30h. No turno da manhã, as aulas serão das 7h30 às 10h30 e, à noite, das 19h às 22h. Os servidores da comarca de João Pessoa foram divididos em sete turmas e todos os cartórios receberam ofício informando suas composições, segundo a coordenadora da Codes, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos.

Os funcionários que ainda precisarem mudar de turno, ou de período, já que haverá turmas até o mês de maio, deverão entrar em contato diretamente com a Codes, pelos telefones 326-1541 ou 3216-1803.

Até outubro, serão atualizados os servidores da Secretaria do TJPB e das serventias judiciais das comarcas pertencentes ao polo da Capital (João Pessoa, Bayeux, Cabedelo,Lucena, Itabaiana, Pilar, Gurinhém, Mamanguape, Jacaraú, Rio Tinto, Santa Rita e Cruz do Espírito Santo. Já as unidades de Alhandra, Caaporã e Pedras de Fogo concluíram o curso).

Visando agilizar o processo e facilitar o acesso dos funcionários, a Codes dividiu o polo da Capital em subpolos. Na sexta-feira, será a vez dos servidores das comarcas de Cabedelo e Lucena. As aulas serão ministradas no Fórum de Cabedelo das 14h às 19h e, no sábado, das 8h às 12h e das 13h ás 19h. Serão necessários dois finais de semana para cumprir a carga horária.

O ensino tem enfoque na reforma ortográfica, cujo objetivo é aperfeiçoar os servidores em busca da padronização dos serviços cartorários. Na 1ª etapa, em 2009, a Codes treinou 25 turmas em todo o Estado. Foram convocados para participar 1.338 servidores, sendo que 1.004 concluíram, totalizando 75% de participação efetiva.

A Atualização em Língua Portuguesa é um complemento do projeto de padronização dos procedimentos cartorários, que foi iniciado com o lançamento dos Manuais de Práticas Cartorárias Cíveis e Criminais. A coordenadora de Desenvolvimento, Maria dos Remédios, informou que a Codes vai realizar os treinamentos para unificação dos atos no Poder Judiciário estadual, ainda esse ano. “Vamos focar os cursos nas dúvidas levantadas pelos servidores no Fórum de discussão na intranet”, disse.

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611