Conteúdo Principal
Publicado em: 13/08/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Eficiência, economia, agilidade e produtividade marcam a Nova Gestão de Almoxarifado e de Postagem do TJPB

O Tribunal de Justiça da Paraíba deu um importante passo dentro da implantação do Sistema de Gestão de Materiais Permanente, de Consumo e de Aquisições de Bens do Judiciário estadual. Na manhã desta sexta-feira (13), foi apresentada a Nova Gestão de Almoxarifado e de Postagem, que entra em funcionamento nesta segunda-feira (16). Todos os detalhes do sistema foram repassados aos secretários de fóruns, coordenadores, secretários, consultores e chefes de gabinetes, no Auditório Wilson Pessoa da Cunha, térreo do Anexo do TJ, Centro de João Pessoa.

Para o secretário Administrativo do Tribunal, Aurélio Gusmão, que foi um dos responsáveis pela apresentação da Nova Gestão de Almoxarifado e de Postagem, “o servidor, a partir deste sistema que foi implantado, tem a possibilidade de ser sujeito de sua ação de trabalho e perceber que ele pode contribuir para melhorar seu serviço e o serviço da equipe como um todo.”

Conforme a coordenadora de Serviços Gerais (Cosege) do Tribunal, Valquíria de Amorim Rodrigues Uchoa, “todos os setores terão mais controle do material, economia e alerta do que precisa realmente comprar, evitando o desperdício. Tudo dentro das recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).” A Cosege é o setor competente pelo suprimento da demanda de todo material necessário para o funcionamento das comarcas.

Valdelarque Maia, representante da Link Data, empresa responsável por instalar o sistema no TJPB, também ressaltou a importância da Nova Gestão de Almoxarifado e de Postagem. “Esta iniciativa vem alavancar a sugestão dada pelo CNJ de facilitar o trabalho de transferências, requisições e movimentação de patrimônio e bens de consumo. Todo esse trabalho será via web, onde o servidor poderá acessar o sistema a qualquer instante e de qualquer lugar. O Almoxarifado do Tribunal terá um ganho de cem por cento em seus pedidos eletrônicos.” 

Entre outras vantagens dessa informatização, segundo a coordenadora da Cosege, estão o aumento na eficiência, agilidade e produtividade dos serviços, além de contribuir, de forma decisiva, para a redução de ciclos de estoques, de rotinas administrativas e, principalmente, auxiliar nos processos decisórios.

A mudança no serviço de postagem também implicará em menos gastos para o Poder Judiciário estadual. Antes, os pedidos dos fóruns eram realizados via e-mail, fax e sedex, gerando um gasto triplo. Agora, será encaminhado apenas por e-mail e fax.

Manoel Neto, dos Correios e Telégrafos, esteve presente ao lançamento do sistema e falou dos benefícios que ele trará. “Acredito que a grande inovação da postagem do Tribunal será a economia e rapidez. O objeto com endereçamento, quando for encaminhado eletronicamente, já vai sair impressos o AR (Aviso de Recebimento) e a lista de postagem. Antes, o servidor era obrigado a preencher quatro formulários. Agora, será necessário apenas um formulário no computador.

Início - O processo de modernização do TJPB teve início no mês de junho, com uma reunião entre técnicos da empresa Link Data, que vendeu o sistema de informática, e os setores de Patrimônio, Serviços Gerais, Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Gerência de Contratação do Tribunal de Justiça.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611