Em apenas três meses, 63% das unidades judiciárias já receberam manutenção preventiva na climatização
A Gerência de Apoio Operacional (Geapo) do Tribunal de Justiça da Paraíba não parou as atividades durante o ano de 2020, com ações focadas, principalmente, na prevenção do novo coronavírus (Covid-19). Uma das medidas tomadas este ano foi a de reforço na manutenção preventiva na climatização e, em apenas três meses, 63% de todas as unidades judiciárias e administrativas do Estado passaram por este tipo de ação.
De acordo com o gerente do setor, Brunno José Lins Lima Cavalcante, as manutenções restantes estão sendo agendadas para que, no início de 2021, todas as unidades estejam com os serviços em dia. “Devido à pandemia, tivemos maior cuidado em relação às manutenções dos aparelhos e centrais de ar-condicionado. Embasados no protocolo de biossegurança do TJPB, orientamos os servidores acerca da utilização do ambiente natural e, em casos de impossibilidade, realizar a abertura de portas e janelas por um período curto, para que haja a circulação de ar novo”, explicou.
Até outubro deste ano, foram feitas 573 manutenções preventivas de ar-condicionado e 517 corretivas, além da instalação de 176 aparelhos. No tocante às manutenções dos prédios do Poder Judiciário estadual, estas estão sendo realizadas em parceria com a Gerência de Engenharia. “Neste ano, foi iniciado o Plano de Manutenção Predial das Unidades Judiciárias, que visa a contratação de empresas especializadas em conservação corretiva e preventiva predial. As empresas percorrem todas as comarcas para avaliar os prédios do TJPB, sugerindo as correções. As avaliações já se encontram em processo de finalização e a previsão é que as obras comecem ainda este ano”, salientou Brunno Lins.
O gerente afirmou, também, que, devido à pandemia, houve um cuidado especial em relação aos contratos de conservação e limpeza, já que os colaboradores estariam em contato direto com superfícies potencialmente contaminadas. “Reforçamos a obrigação da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), necessários no combate ao vírus, como máscara de tecido, protetor facial, álcool 70% e luvas látex. Além disso, os colaboradores passaram por treinamento para utilização dos EPIs, bem como para adoção de nova rotina de limpeza, visando a biossegurança dos prédios”, destacou.
Outra adaptação feita no período, considerando o protocolo de biossegurança do TJPB, foi em relação ao setor de transportes. “Foram entregues aos motoristas máscaras, protetores faciais e frascos de álcool em gel para higienização das mãos e os veículos passaram a ser lavados e aspirados com maior frequência. Além da constante limpeza de bancos, maçanetas e volantes, é disponibilizado em cada veículo um frasco de álcool líquido 70% para limpeza interna, bem como para uso pelos passageiros”, afirmou o gerente Brunno Lins.
Segundo ele, o consumo de combustível apresentou, neste ano, redução de 56,40% em comparação ao ano de 2019, representando uma economia de R$ 571.789,65 ao TJPB. “Vale salientar, em todo caso, que tal redução se deu devido às medidas contingenciais da pandemia do coronavírus”, frisou.
Júri – O gerente Brunno Lins lembrou, ainda, que, em 2020, houve uma inovação no tocante ao modelo de fornecimento de refeições para os Júris. Agora, todas as comarcas passam a contar com um cartão vale-refeição recarregável, garantindo maior autonomia para a utilização do serviço.
“A empresa ganhadora do certame tornou possível o cadastramento de estabelecimentos próximos de cada região, para facilitar o atendimento. Além disso, a fiscalização do serviço ficou mais ágil e prática, pois o contrato proporciona, através da empresa, um sistema de gerenciamento do consumo, podendo-se verificar, por exemplo, o saldo disponível em cada cartão e os estabelecimentos em que os cartões estão sendo utilizados. Isso resulta em maior transparência, agilidade e um Judiciário cada vez mais eficiente”, ressaltou.
Mesmo considerando 2020 um ano atípico, o gerente disse que o período foi importante para a Geapo. “Tivemos renovação de muitos contratos administrativos, os quais pudemos reformular e ajustar os Termos de Referência, conforme as demandas e estatísticas fornecidas pela Central de Chamados Administrativos. A participação dos fiscais setoriais e técnicos na elaboração dos termos, em parceria com a Gerência de Contratação, foi essencial para a construção de contratos modernos, com maior transparência, agilidade e eficiência para o TJPB”, enfatizou Brunno Lins.
A Gerência de Apoio Operacional (Geapo) é uma das gerências vinculadas à Diretoria Administrativa e é responsável por fiscalizar a execução dos contratos de serviços, públicos e privados, bem como os atos negociais de permissão e cessão de uso, dentre outros.
Por Celina Modesto / Gecom-TJPB





