Em dez dias, 'Mutirão' reduz 20% dos processos paralisados no Fórum de Mangabeira
O objetivo do mutirão é atualizar, aproximadamente, 18 mil processos que tramitam nas seis varas daquela unidade judiciária. O trabalho está sendo realizado por técnicos e analistas judiciários, muito deles com jornada dupla de trabalho, além dos juízes titulares, substitutos e auxiliares.
No dia 13, haviam 13.194 processos paralisados, representando 73,38% dos processos em andamento. No dia 24, restaram paralisados 9.544 processos (53,65%). O esforço será encerrado no dia 9 de junho, salvo prorrogação concedida pelo Conselho da Magistratura.
Quando começou o esforço concentrado, 17.980 processos estavam tramitando nas seis varas regionais. Nos dez dias úteis de trabalho foram baixados 432 processos. Contudo, os jurisdicionados continuaram entrando com ações e mais 239 foram distribuídos nesse período, restando 17.787 ativos.
O juiz Manoel Abrantes destacou a sensibilidade da presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, para solucionar os problemas relatados pelos servidores, essenciais para a melhoria no atendimento ao jurisdicionado. Em visita recente ao Fórum Regional, a desembargadora Fátima Bezerra admitiu que a situação do Fórum de Mangabeira estava crítica mas assegurou “que nunca mais haverá de ficar”.
Gecom – Gabriella Guedes




