Em dez dias, mutirão reduz em 20% os processos paralisados no Fórum de Mangabeira
O esforço concentrado no Fórum Regional de Mangabeira, iniciado no dia 13 de maio, conseguiu até o último dia 24 uma redução de 20% nos processos paralisados há mais de 30 dias, no Cartório Unificado da unidade judiciária. Do total de 13.194 processos, 3.650 foram desentravados, tendo agora andamento normal, conforme informações do juiz Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes, diretor do Fórum e titular da 3ª Vara.
O objetivo do mutirão é atualizar cerca de 18 mil processos que tramitam nas seis varas daquela unidade judiciária. O trabalho está sendo realizado por técnicos e analistas judiciários, além dos juízes titulares, substitutos e auxiliares.
No dia 13, havia 13.194 processos paralisados, representando 73,38% das ações no Fórum. Já no dia seguinte, restavam paralisados 9.544 (53,65%). O esforço concentrado será encerrado no dia 9 de junho, dependendo de decisão do Conselho da Magistratura.
Quando começou o esforço concentrado, 17.980 processos estavam tramitando nas seis varas regionais. Nos dez dias úteis de trabalho foram baixados 432 processos. Contudo, os jurisdicionados continuaram entrando com ações e mais 239 foram distribuídos nesse período, restando 17.787 ativos.
O juiz Manoel Abrantes destacou a sensibilidade da presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, para solucionar os problemas relatados pelos servidores, essenciais para a melhoria no atendimento ao jurisdicionado. Em visita recente ao Fórum Regional, a desembargadora constatou que a situação no Fórum era crítica, mas assegurou “que nunca mais haverá de ficar”.
Gecom – Gabriella Guedes




