Conteúdo Principal
Publicado em: 11/02/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Empossado no TRE-PB, desembargador Nilo diz que ações de candidatos devem pautar-se por legalidade, transparência e moralidade

O desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira foi empossado na tarde desta segunda-feira, 11 de fevereiro, como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em substituição ao desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, que completou seu biênio no dia 2 próximo passado e vinha atuando como vice-presidente da Corte Eleitoral do Estado, depois de presidi-la por um ano.


Ao discursar, durante a posse, o desembargador Nilo Ramalho disse que chega ao TRE-PB ¿com independência, sem favores a retribuir e sem aceitar rótulos ou título incompatíveis com os princípios éticos e morais¿.


O QUE ESPERA DOS POLÍTICOS
¿ Assim, não renunciarei a minhas amizades honestas, nem me ocultarei no gabinete de trabalho e estarei sempre de portas abertas para receber todo e qualquer cidadão que me procurar para tratar de assuntos sérios e de interesse público ¿ acrescentou o novo integrante do Tribunal Regional Eleitoral.


Além do mais, ele disse esperar dos políticos, administradores e gestores públicos que ¿todas as ações decorrentes dos seus atos sejam revestidas de transparência, legalidade e moralidade, assim como voltadas para o bem do povo e para a construção de uma sociedade politicamente correta".


SESSÃO SOLENE DE POSSE
Conforme relata o jornalista Lenilson Guedes ¿ que cobriu a posse do desembargador Nilo Ramalho para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano ¿, a sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro. Este se achava em companhia de assessores e de sua esposa, a médica Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro, presidente da AEMP (Associação das Esposas de Magistrados e das Magistradas da Paraíba).
 
O mais novo membro da corte eleitoral foi saudado pelo presidente do TRE-PB, desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega, em nome da Corte Eleitoral; pelo Procurador Regional Eleitoral, José Guilherme Ferraz, em nome do Ministério Público; e pelo advogado Francisco Jackson Ferreira, em nome da OAB-PB (Ordem dos Advogados do Brasil, Secional da Paraíba).
 
PREPARANDO PARA O PLEITO
¿ Sinto-me extremamente honrado com a insigne missão de saudar Vossa Excelência, desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira, como o mais novo membro efetivo desta Egrégia Corte. E credito a escolha do meu nome aos laços de amizade e de coleguismo, mais do que isto, à irmandade que nos une há quase meio século ¿ afirmou, no início da sua saudação, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega.
 
O magistrado destacou a importância da chegada do desembargador Nilo Ramalho ao TRE-PB, no momento em que o eleitorado paraibano se prepara para escolher seus dirigentes municipais (prefeitos e vereadores). E assegurou que toda a máquina judiciária está preparada para o pleito deste ano.


COMANDARÁ O TRE-PB
¿ Vencer este novo desafio não representa nenhum problema para o magistrado que de há muito vem-se preparando para novas tarefas ¿ observou o desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega, para quem o desembargador Nilo ¿associa atributos altamente positivos: é inteligente, determinado e persiste em seus propósitos e objetivos¿.


¿Tudo isto o credencia e o qualifica para comandar, em breve, os destinos desta Casa¿, disse ainda o presidente do TRE-PB, aludindo ao fato de que, brevemente, depois de exercer por um período a vice-presidente da Corte Eleitoral, o desembargador Nilo Ramalho será elevado à condição de seu Presidente efetivo.
 
OBJETIVIDADE & PRECISÃO
Em seu discurso, o Procurador Regional Eleitoral, Dr. José Guilherme Ferraz, destacou a extensa folha de serviços prestados à Justiça paraibana pelo desembargador Nilo Ramalho.


¿ Recordo-me muito bem de sua mais recente contribuição à Justiça Eleitoral deste Estado. Foi quando de sua atuação, nesta mesma Corte Eleitoral, como Juiz Auxiliar, durante o microprocesso eleitoral de 2006. Naquela ocasião, a meu ver, Sua Excelência alcançou muito bem o sentido de objetividade e precisão que se exige de tal função ¿ afirmou o Dr. Guilherme Ferraz.
 
NÃO SE TRATA DE NEÓFITO
Falando como representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba, o advogado Francisco Jackson Ferreira destacou que o "TRE da Paraíba ganha um novo membro, o desembargador Nilo Ramalho, que, por suas reconhecidas qualidades intelectuais e morais, certamente virá para somar, neste Colegiado, que sempre tem demonstrado, dentro do contraditório, uma independência impar, quando de sua decisões".


Ele disse ainda que o desembargador Nilo Ramalho ¿não é nenhum neófito em matéria eleitoral, muito menos um magistrado inexperiente¿.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611