Conteúdo Principal
Publicado em: 05/12/2025 - 11h18 Atualizado em: 05/12/2025 - 14h15 Tags: DITEC, TJMA, Ditec, TI

Equipe do TJMA faz visita técnica para conhecer soluções de TI desenvolvidas pelo TJPB

-
Técnicos de TI do TJMA foram recepcionados na Ditec

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manifestou interesse em implementar as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, voltadas à otimização dos serviços judiciais. 

Esta semana, uma equipe do TJMA visitou o Tribunal paraibano para conhecer de perto as ferramentas, entre elas, o aplicativo ‘TJPB Cidadão’ e as soluções baseadas em inteligência artificial já em funcionamento.

De acordo com o diretor de TI do TJPB, Daniel Melo, a visita técnica incluiu três dias de apresentações detalhadas aos colegas do TJMA. “Estiveram presentes representantes do gabinete da Presidência e da equipe de tecnologia, que, ao final, solicitaram um termo de cooperação para implantar nossas soluções no TJMA”, informou.

Principais soluções apresentadas

‘TJPB Cidadão’
Disponível para Android e iOS, o aplicativo oferece ao público acesso rápido e seguro a diversos serviços do Tribunal, como consulta processual, audiências, solicitação de certidões, Balcão Virtual, consulta de precatórios, entre outros.

‘Simplifica’
Integrada ao TJPB Cidadão, a ferramenta utiliza inteligência artificial para apresentar o andamento processual em linguagem simples e objetiva, ampliando a transparência e facilitando a compreensão das informações pelo cidadão.

‘Transcrição de Audiência’
A solução realiza a gravação das sessões, identifica automaticamente as partes envolvidas e, com apoio de IA, gera transcrições precisas do conteúdo debatido.

‘Minuta IA’
Voltada ao trabalho interno dos magistrados(as) e assessores(as), a ferramenta auxilia na elaboração de sentenças, minutas e despachos, otimizando o tempo de produção e aumentando a eficiência.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711