Conteúdo Principal
Publicado em: 19/08/2013 - 15h52 Atualizado em: 10/03/2017 - 11h09 Tags: DITEC

Equipe do TJPB apresentará trabalho em Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação

Douglas Gomes Ferreira, integrante da equipe de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, juntamente com José Teixeira de Carvalho Neto (Gerente de Sistemas) e Anderson Rodrigues Ribeiro (Assessor Técnico da Gerência de Desenvolvimento de TI), irão apresentar na próxima quinta feira (22), no Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação – SBTI 2013, no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trabalho de governança de TI aplicado no Tribunal de Justiça da Paraíba.

A ferramenta que foi desenvolvida trata do gerenciamento do portfólio de serviços que, após um estudo de caso aplicado na Diretoria de TI do TJPB, possibilitará que os gestores atuem no inventário, avaliação e revisão dos serviços de TI ofertados ao público interno e externo e disponibilize essa informação para que o público, de um modo geral, possa conhecer o que é provido em termos de serviços. Dessa forma, o usuário poderá fazer melhor uso das tecnologias oferecidas pelo setor de Tecnologia da Informação do Tribunal.

Em termos de tecnologia, essa solução trata da organização interna do setor para fins de gestão, segundo informou José Teixeira Neto, gerente de desenvolvimento de Sistema do TJ. “A aplicação no sistema do Tribunal começa por disponibilizar informações da quantidade de soluções ofertadas pelo sistema de TI e apresenta onde há sobrecarga de serviços”, explicou.

O evento - De acordo com Anderson Rodrigues Ribeiro, integrante da equipe de TI, o tema do Simpósio desse ano é Cidades Inteligentes, que trata justamente dos desafios e das soluções de tecnologia da informação como forma de melhorar a oferta de serviços ao cidadão.

Ele ressaltou que o trabalho desenvolvido pela equipe de TI do TJPB, em específico, está voltado para a melhoria de sistema nas instituições públicas, no que se refere ao portfólio de serviços que será implantado no Tribunal e servirá para gerenciar os serviços oferecidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário da Paraíba.

O trabalho desenvolvido  foi formatado como artigo pela equipe do TJPB que, em seguida, submeteu a aprovação. Após passar por uma avaliação, juntamente com 111 artigos, ficou entre os 20 selecionados.

O Tribunal de Justiça da Paraíba foi a prova de conceito da solução desenvolvida e servirá não somente para o TJPB como também poderá ser cedido para outros órgãos (inclusive de outros poderes), que tenham interesse em adotar essas práticas, possam aplica-los em seus processos de trabalho.

O Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação 2013 é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e será realizado nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Campus Recife da UFPE.

Gecom TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611