Conteúdo Principal
Publicado em: 18/09/2014 - 16h21 Atualizado em: 18/09/2014 - 19h36

Esforço Concentrado na Comarca de Santa Luzia realiza 232 audiências conciliatórias

Evento ocorreu de 16 a 18 de setembro

O Esforço Concentrado na Comarca de Santa Luzia, que terminou nesta quinta-feira (18), realizou um total de 232 audiências conciliatórias. Durante os três dias de evento, 162 processos resultaram em acordos, 29 não entraram em consenso e o número de ausências fechou em 41. O objetivo da inciativa foi dar celeridade a ações de conflitos familiares e consumo.
Para o juiz Rossini Amorim Bastos, titular da comarca de Santa Luzia, o dado geral superou a expectativa. “Das audiências realizadas, o índice de aproveitamento foi de 84,81%. Foi muito positivo, considerando que tínhamos muitos casos complexos, envolvendo questões de família e, também, as mais simples, referentes a consumo”, informou.

O magistrado relembrou ainda da importância dos Esforços Concentrados, que têm a política de promover a conciliação entre as partes, diminuindo os montantes processuais nas Unidades. “A nossa Comarca estava precisando, aqui a demanda é alta”, justificou.

A iniciativa em santa Luzia foi pioneira no estado, já que cada Esforço Concentrado ocorre, apenas, nos Centros de Conciliação e Mediação das comarcas-polo. Assim, o evento que ocorreria em Patos, foi transferido graças a sensibilização do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Para esse esforço concentrado a Faculdade Integrada de Patos (FIP) disponibilizou 50 alunos do curso de Direito, que estão entre o 6º e 10º períodos, para atuar como conciliadores voluntários. Todos os estudantes em questão passaram por uma formação e foram considerados aptos para a tarefa.

Gecom – TJPB com Karina Negreiros (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711