Conteúdo Principal
Publicado em: 19/05/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

ESMA realiza formatura de mais 37 concluintes de seu Curso de Preparação à Magistratura

 

Trinta e sete alunos do Curso de Preparação à Magistratura da ESMA (Escola Superior da Magistratura “Desembargador Almir Carneiro da Fonseca”, do Tribunal de Justiça da Paraíba) colaram grau, na noite da sexta-feira, 16 de maio, em cerimônia realizada no Auditório “Desembargador Sebastião Sinval Fernandes” do Complexo Judiciário do Altiplano do Cabo Branco.
A turma concluinte, pertencente ao Período 2007.2, recebeu o nome de “Turma Euler Paulo de Moura Jansen", em homenagem ao professor que lhe serviu de Paraninfo. O Patrono foi o professor e juiz Marcos Aurélio Pereira Jatobá, ao passo que o Padrinho foi o professor e vice-diretor da ESMA, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.
 
DESEMBARGADOR GENÉSIO
Estavam presentes, além dos formandos, seus familiares, amigos, autoridades, convidados, professores e diretores da instituição de Ensino Superior do TJ-PB, bem como as coordenadoras administrativa e acadêmica da ESMA, professoras Ângela Bezerra de Castro e Fátima Pessoa.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, presidiu a solenidade, substituindo o desembargador-presi dente do TJ-PB, Antônio de Pádua Lima Montenegro, que se encontrava na Comarca de Cuité a fim de, entre outras atividades, instalar um Juizado Especial informatizado.

PARANINFO É EX-ALUNO
Emocionado, o juiz e professor Euler Paulo de Jansen Moura falou sobre a escolha de seu nome como Paraninfo da turma:
- Esta noite será, para mim, uma daquelas que não esquecerei jamais. Estará bem perto de tantas outras que guardo no coração, como a do nascimento de minhas filhas e da primeira vez que contemplei a face de minha querida Elme - disse ele.
O principal homenageado da Turma também falou sobre a época em que ele próprio concluiu o curso na ESMA, abraçando com dedicação e carinho a vocação de magistrado.
 

EX-ALUNA E DESEMBARGADORA
- A Escola Superior da Magistratura cada vez mais se tem dedicado à sua função institucional, tanto preparando os futuros candidatos à Magistratura, como atualizando-os com cursos de especialização em vários ramos do conhecimento jurídico - afirmou o Dr. Euler, para quem “temos que nos orgulhar desta Escola Superior da Magistratura, de onde sempre saíram excelentes profissionais: advogados, promotores, serventuários da Justiça e, especialmente, magistrados, não só para a Paraíba mas para outros Estados”.
 De acordo com a jornalista Clélia Toscano — que cobriu a solenidade de formatura para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário —, o Dr. Euler Jansen ressaltou ainda que a ESMA é uma das mais antigas instituições do gênero no País e já conta inclusive com uma ex-aluna desembargadora: Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, integrante do TJ-PB.

AS FACETAS DO DIREITO
Falando diretamente aos alunos recém-formados, o Paraninfo acentuou que lhes cabe agora “uma árdua tarefa: a de demonstrar sensibilidade, perseverança e maturidade de escolher e lutar por seu caminho profissional”:
-Tenho a certeza já sabem o que esperar da magistratura. Sabem que essa profissão engloba várias facetas, de historiador, de psicólogo, de investigador, de sociólogo, entre tantas outras disciplinas que devem estar associadas ao conhecimento do Direito — concluiu.

DESEMBARGADOR MÁRCIO
Já o vice-diretor a ESMA, desembargador e professor Márcio Murilo da Cunha Ramos, Padrinho da Turma 2007.2, nas palavras que dirigiu aos concluintes, aproveitou para agradecer a escolha de seu nome e disse ainda:
- Falar para vocês é muito fácil, porque já nos tornamos amigos e isto me deixa muito à vontade para lhes dizer que, ao longo do curso, todos Vocês demonstraram muita competência e que estão realmente vocacionados e preparados para serem futuros magistrados.
 Por seu turno, o orador da turma, concluinte Gilvan Nunes Monteiro da Costa, iniciou suas palavras fazendo uma saudação a todos os integrantes da mesa dos trabalhos e a seus companheiros de turma

DEBATER & REVISAR
- Foi esta uma turma que compartilhou alegrias e tristezas, que celebrou conquistas e lamentou algumas poucas perdas - disse ele - Uma turma que, na maioria das vezes acertava. Digo “na maioria das vezes” porque somos todos passíveis de erros; mas concluí mos um curso que nos abrirá as portas dos concursos para a Magistratura; e que abriu também nossas mentes para a busca do conhecimento, vez que, de algu ma forma, fomos insti gados a debater os mais diversos temas do Direito e a rever muito do que havíamos aprendido nos bancos acadêmicos.
- Disse o orador dos concluintes, ainda, que, “aqui tivemos a oportunidade de conviver diariamente com profissionais dedicados e professores preocupados em ensinar com responsabilidade e respeito ao aluno, muitas vezes atentos aos mais simples clamores”.

MENSAGENS DOS PROF ESSORES
Encerrando sua oração, o orador da turma agradeceu a todos, afirmando haver sido grande honra con hecer seus colegas, professores e diretores — e de poder compartilhar um pouco de seu dia-a-dia com cada companheiro. Em particular, expressou “a felicidade alcançada, graças a Deus, com a conclusão deste importante curso”.
A aluna Janaína Araújo Rocha leu, na ocasião, várias mensagens escritas pelos professores e dirigidas aos concluintes, já que mestres como Márcio Murilo, João Batista, Adailton Lacet, Euler Jansen, Rodrigo Toscano e Marcos Jatobá lhes endereçaram palavras de oti mismo e sucesso. Essas mensagens, assim, foram compartilhadas com todos os concluintes e pelo público presente à cerimônia de formatura.

DESCERRAMENTO DA PLACA
Em sua fala oficial, o vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Genésio Gomes Pereira Filho congratulou-se “com todos os concluintes, em sua nova caminhada”, transmitindo-lhes votos de bom êxito na profissão de magistrado ou em outras ocupações, “mesmo porque o curso de Direito é um dos que oferecem vasto leque de opções na vida profissional”.
E, ao final, o mesmo desembargador-vice-pr esidente do TJ-PB, juntamente o Paraninfo da turma, professor Euler Paulo de Moura Jansen, descerrou a placa comemorativa da formatura, no hall que dá acesso às salas de aula. Depois, foi servido um coquetel, organizado pelos próprios concluintes.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711