Conteúdo Principal
Publicado em: 20/07/2018 - 13h51 Tags: Ações da Esma

Esma vai lançar nova edição da ‘Revista: Direito, Política e Desenvolvimento’ em setembro

A Comissão Científica da Revista da Escola Superior da Magistratura (Esma) se reuniu, na manhã desta sexta-feira (20), para apresentar os artigos selecionados para publicação no Volume II da ‘Revista: Direito, Política e Desenvolvimento’. O periódico possui cunho científico e será lançado no mês de setembro. “Depois de um hiato de 10 anos, lançaremos a Revista da Esma que terá uma nova feição, dentro de um pensamento moderno e atualizado. É um incentivo para a produção acadêmica”, ressaltou o diretor da Instituição de Ensino, desembargador Marcos Cavalcanti.

Durante a reunião, coordenada pelo diretor, a Comissão aprovou, por unanimidade, os 11 artigos dissertados, bem como verificou se os trabalhos apresentados e constantes na relação foram corrigidos pelas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Língua Portuguesa. A Revista contará com artigos de magistrados e servidores do Judiciário estadual, além de ex-alunos e colaboradores da Esma.

O veículo terá periodicidade anual, podendo ter edição especial, e será composta das seguintes seções: editorial/apresentação, artigos científicos na seara do Direito, da Política e do Desenvolvimento e resenhas. Além dessas, também poderá trazer, quando for o caso, trabalhos apresentados em congressos científicos, comunicação de pesquisas em andamento (resumo) e concluídas, resumos de dissertações e teses, além de projetos de boas práticas com resultado positivo, em forma de texto.

Dentre as normas estabelecidas para formatação dos trabalhos estão a não identificação do autor no trabalho original, com vista à manutenção do anonimato no processo de avaliação; todos deverão ser escritos em Língua Portuguesa; e os originais deverão ser apresentados em arquivo eletrônico, digitados de acordo com as normas da ABNT e com o artigo 14 da Resolução nº 10/2017 do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O encontro contou com a presença dos juízes Eduardo de Carvalho, Hugo Zaher, Rosimeire Ventura, Ely Jorge e Bruno Azevedo; das professoras Socorro Aragão e Neide Medeiros; e da equipe administrativa da Esma: Paulo Romero, Iran Filho e Rosa Virgínia.

Comissão - O Diário da Justiça, dessa quinta-feira (19), traz Portaria nº 004/2018 da Escola, constituindo os membros da Diretoria Editorial da Revista. Conforme o Expediente, integram a Diretoria Editorial: os juízes Eduardo José de Carvalho de Soares, José Herbert Luna Lisboa, Wladimir Alcibíades Marinho Falcão Cunha e Manuel Maria Antunes de Melo, além dos professores e doutores Fredys Orlando Sorto, Maria do Socorro Silva Aragão e Hildeberto Barbosa Filho. A Direção da Revista será presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711