Esma vai promover curso sobre enfrentamento às drogas destinado a juízes e servidores do Poder Judiciário
O combate permanente ao uso de drogas também é uma das preocupações da Escola Superior da Magistratura (Esma). Para intensificar essa prática, a Esma está inscrevendo magistrados e servidores das equipes multidisciplinares do Tribunal de Justiça da Paraíba em curso específico que faz parte do programa nacional da Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas e do Ministério da Justiça.
A capacitação é oferecida pelo Centro Regional de Referência de Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras drogas e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Segundo a assessora da Diretora da Esma, Andrea Coutinho Marcelino Leone, o objetivo geral é promover a qualificação e articulação das redes de atenção aos usuários de crack e outras drogas. “A Presidência do Tribunal de Justiça deu apoio integral ao programa, que será representado pelo Coordenador da Infância e Juventude, juiz Fabiano Moura, e pela Coordenadora de Extensão da Esma juíza, Aparecida Gadelha.
A diretora Andrea disse, também, que esse trabalho promoverá a integração do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, a fim de fortalecer a prevenção, atendimento e apoio aos usuários de drogas.
As inscrições do curso estão abertas até o próximo dia 12 e podem ser feitas pelo site www.crrifpb.com.br. Lá ainda estão disponíveis o edital do curso e o formulário de inscrições. A capacitação começa no dia 19 deste mês e terá duração de seis meses, com um encontro mensal.
Para os magistrados, promotores e defensores acontecerá, ainda, no dia 16 de agosto, uma oficina de sensibilização, ocasião em que serão abordados: a Sensibilização para a prática intersetorial na atenção aos usuários de crack e outras drogas, com a especialista Dra. Inês Gandolfo; a interface Saúde/SINASE/Justiça; penas e Medidas Alternativas/Políticas sobre Drogas/Trabalho; Tratamento Comunitário: uma nova abordagem na atenção aos usuários de crack e outras drogas, com a dourtora Raquel Barros, coordenadora da Lua Nova.
Gecom – Fernando Patriota



