Conteúdo Principal
Publicado em: 06/10/2025 - 14h04 Atualizado em: 06/10/2025 - 14h40 Tags: Jovens aprendizes, Visitas, Museu do Poder Judiciário

Estudantes visitam Museu do Poder Judiciário e destacam experiência de aprendizado

-
Estudantes que integram o Programa Jovem Aprendiz

Dentro do Projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e sua História’, um grupo de 30 estudantes que integram o Programa Jovem Aprendiz, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), unidade João Pessoa, visitou na manhã desta segunda-feira (6) o Museu do Poder Judiciário da Paraíba, ocasião, em que conheceram também o Pleno Histórico, o Salão Nobre e a Cripta do presidente Epitácio Pessoa.

A iniciativa é uma ação da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Onaldo Rocha de Queiroga, com a finalidade de aproximar à Justiça da sociedade, de forma que os cidadãos tenham a oportunidade de conhecer a história da Justiça paraibana. De agosto até o momento, o Museu do TJPB já recebeu mais de 550 visitas, entre estudantes, turistas e pessoas que têm o interesse em saber um pouco mais sobre o judiciário estadual.

-
Estudantes durante visita ao Museu

Os jovens alunos do IEL, que trabalham em empresas de diversos segmentos, uma vez por semana participam de aula de campo presencial, sendo a desta turma a visita ao Museu no Palácio da Justiça. Na ocasião, os estudantes receberam as orientações e o acompanhamento do servidor Marcos Alcântara, dentre eles uma aluna com deficiência visual, momento em que foi realizada a descrição dos objetos e ambientes visitados.

“Esta visita de hoje é muito especial, pois em tempos de inclusão, precisei dar maior atenção para uma integrante da turma, com deficiência visual, tentando realizar melhor a descrição, de forma detalhada, de objetos e ambientes para que a mesma pudesse acompanhar e entender melhor a visita. Mesmo assim ficou perceptível que precisamos avançar muito mais”, ressaltou Marcos Alcântara.

Foto do professor Renildo Moraes
Professor Renildo Moraes

O professor Renildo Moraes destacou a visita como uma oportunidade significativa para os estudantes conhecerem o Museu do Poder Judiciário, um prédio importante no contexto histórico da Justiça paraibana. “O objetivo é usar a cidade como espaço educativo, combinando teoria e prática, permitindo aos alunos entender o funcionamento do Judiciário, acessar instrumentos históricos e conhecer a memória da Paraíba”, ressaltou. 

Foto da estudante Analice Lopes
Estudante Analice Lopes

A estudante Analice Lopes, que tem deficiência visual, disse ter visitado poucos museus, tendo em vista a falta de acessibilidade. “Geralmente é difícil encontrar um museu com acessibilidade ou com guia de voz, mas eu vim para esse com expectativa até que alta, buscando conhecimento”, comentou. 

Foto do aluno Wendell Kauê
Aluno Wendell Kauê

Já para o aluno Wendell Kauê, que gosta de História e planeja ser professor, foi gratificante ter conhecido pela primeira vez o Museu do Poder Judiciário. Ele disse ter gostado muito da estrutura e da forma como a história do Judiciário paraibano é apresentada. “Foi uma visita muito satisfatória e, creio, que me ajudará a responder perguntas e ter o conhecimento sobre a história local, o que considero muito positivo na minha formação profissional”, evidenciou.

Agendamento - Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 98657-7058 (WhatsApp). O agendamento também pode ser feito por e-mail - museu@tjpb.jus.br.

Por Lila Santos

Fotos: Ednaldo Araújo
 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711