Estudantes visitam Museu do Poder Judiciário e destacam experiência de aprendizado
Dentro do Projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e sua História’, um grupo de 30 estudantes que integram o Programa Jovem Aprendiz, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), unidade João Pessoa, visitou na manhã desta segunda-feira (6) o Museu do Poder Judiciário da Paraíba, ocasião, em que conheceram também o Pleno Histórico, o Salão Nobre e a Cripta do presidente Epitácio Pessoa.
A iniciativa é uma ação da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Onaldo Rocha de Queiroga, com a finalidade de aproximar à Justiça da sociedade, de forma que os cidadãos tenham a oportunidade de conhecer a história da Justiça paraibana. De agosto até o momento, o Museu do TJPB já recebeu mais de 550 visitas, entre estudantes, turistas e pessoas que têm o interesse em saber um pouco mais sobre o judiciário estadual.
Os jovens alunos do IEL, que trabalham em empresas de diversos segmentos, uma vez por semana participam de aula de campo presencial, sendo a desta turma a visita ao Museu no Palácio da Justiça. Na ocasião, os estudantes receberam as orientações e o acompanhamento do servidor Marcos Alcântara, dentre eles uma aluna com deficiência visual, momento em que foi realizada a descrição dos objetos e ambientes visitados.
“Esta visita de hoje é muito especial, pois em tempos de inclusão, precisei dar maior atenção para uma integrante da turma, com deficiência visual, tentando realizar melhor a descrição, de forma detalhada, de objetos e ambientes para que a mesma pudesse acompanhar e entender melhor a visita. Mesmo assim ficou perceptível que precisamos avançar muito mais”, ressaltou Marcos Alcântara.
O professor Renildo Moraes destacou a visita como uma oportunidade significativa para os estudantes conhecerem o Museu do Poder Judiciário, um prédio importante no contexto histórico da Justiça paraibana. “O objetivo é usar a cidade como espaço educativo, combinando teoria e prática, permitindo aos alunos entender o funcionamento do Judiciário, acessar instrumentos históricos e conhecer a memória da Paraíba”, ressaltou.
A estudante Analice Lopes, que tem deficiência visual, disse ter visitado poucos museus, tendo em vista a falta de acessibilidade. “Geralmente é difícil encontrar um museu com acessibilidade ou com guia de voz, mas eu vim para esse com expectativa até que alta, buscando conhecimento”, comentou.
Já para o aluno Wendell Kauê, que gosta de História e planeja ser professor, foi gratificante ter conhecido pela primeira vez o Museu do Poder Judiciário. Ele disse ter gostado muito da estrutura e da forma como a história do Judiciário paraibano é apresentada. “Foi uma visita muito satisfatória e, creio, que me ajudará a responder perguntas e ter o conhecimento sobre a história local, o que considero muito positivo na minha formação profissional”, evidenciou.
Agendamento - Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 98657-7058 (WhatsApp). O agendamento também pode ser feito por e-mail - museu@tjpb.jus.br.
Por Lila Santos
Fotos: Ednaldo Araújo