Estudantes visitam Museu do Poder Judiciário e fazem uma viagem no tempo
Cerca de 30 alunos do 9º ano da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Mangabeira VI, em João Pessoa, tiveram, na tarde desta terça-feira (23), a oportunidade de vivenciar uma verdadeira viagem no tempo. A experiência aconteceu durante uma visita monitorada ao Museu do Poder Judiciário da Paraíba, onde os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da Justiça estadual e seu papel na construção da cidadania.
A experiência inédita de conhecer peças patrimoniais, artefatos, vestimentas, processos históricos, produções bibliográficas, salas de sessões de julgamento e ambientes com móveis de época faz parte do Projeto Conheça o Palácio da Justiça e sua história. A iniciativa é da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Onaldo Rocha de Queiroga. A finalidade é aproximar o cidadão do Judiciário, abrindo as portas da Justiça paraibana ao público.
Os estudantes foram acompanhados pelos servidores do Museu, Patrício Fontes e Clarice Santana. Durante a visita, receberam explicações sobre a história dos espaços visitados e dos objetos que compõem o museu, todos com identificação em QR-Code, além de conhecerem de perto o funcionamento de uma sessão de julgamento, que aconteceu na sala do Pleno Histórico. Também participaram o professor Emanuel Candeia (História) e a inspetora Ana Paula Soares.
Para o professor Emanuel a visita ao Museu do judiciário paraibano é uma oportunidade dos alunos vivenciarem a história na prática. “É uma experiência com um local histórico, com objetos históricos de muita memória, de muita história da nossa cidade e do nosso estado. É importante sair dos muros da escola e vir conhecer um espaço importante como este”, ressaltou.
Já a aluna Rayssa Queiroga, que pretende cursar Direito, expressou sua alegria e o valor da experiência fora da sala de aula para adquirir conhecimento. “Estou muito feliz de estar aqui. Essa aula prática é um diferencial na minha vida de estudante, fora da escola, fora da sala de aula. Vendo de perto temos mais noção de como é o funcionamento”, salientou.
Já Yasmin Vitória, que tem interesse em Design de Moda, visitou o museu pela primeira vez e demonstrou grande entusiasmo e ansiedade, revelando que era um sonho conhecer a história da Justiça Paraibana. “Considero a visita uma oportunidade especial”, frisou.
Agendamento - É possível marcar visitas ao Museu do Poder Judiciário pelo telefone (83) 9 8657-7058 (WhatsApp) ou pelo e-mail museu@tjpb.jus.br. Já o Instagram do museu é o @museutjpb.
Por Lila Santos