Conteúdo Principal
Publicado em: 14/08/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

“Ética e Advocacia” foi tema do retorno do Projeto “Quintas Legais”

O Projeto Quinta Legais retornou na noite dessa quinta-feira (13), com uma palestra sobre o tema “Ética e Advocacia”, ministrada pelo advogado Yanko Cyrillo. A palestra aconteceu no auditório “Desembargador Sebastião Sinval Fernandes”, da Escola Superior da Magistratura (Esma).

Conforme Yanko Cirilo, a temática “Ética e Advocacia” vem sendo discutida há séculos e, nos últimos anos, se estruturou por meio de legislação. “A ética é tida como ciência da conduta e a advocacia, o exercício das normas de direito. Ou seja, o profissional precisa agir bem, com consciência, moderação, modéstia e humildade”, disse. 

Ele ressaltou, ainda, que a Esma tem possibilitado aos acadêmicos um maior acervo a respeito dos temas jurídicos. “Quero exaltar a iniciativa da Escola de garantir uma sequência de diálogos e debates acerca de temas jurídicos. Por iniciativa como esta, a Escola tem se tornado referência positiva no quadro dos espaços do saber jurídico em nosso Estado”, comentou o palestrante.

Segundo o diretor da Escola, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, idealizador do “Quintas Legais”, a idéia é torná-lo perene. “O projeto vem sendo bem aceito e percebemos que os alunos estão gostando das palestras. Além de possibilitar uma integração entre o Poder Judiciário estadual e a comunidade acadêmica ”, afirmou.

Experiência exitosa

“Na primeira etapa, atingimos os nossos objetivos, com palestras de alto nível. Agora, partimos para novos temas, com a certeza de bons explanadores”, falou o professor Félix de Carvalho, diretor administrativo da Esma, sobre a experiência exitosa.

Neste mesmo sentido, a secretária acadêmica, Fátima Pessoa, que apresentou o palestrante Yanko Cyrillo, considera o programa um avanço. “Sempre nos reunimos com o desembargador Márcio Murilo, o professor Félix e outros coordenadores para discutirmos acerca dos temas a serem abordados”, disse.

Para José Lirailton, discente do segundo período da Esma, o projeto é de grande importância, porque engrandece o currículo e aumenta os conhecimentos jurídicos dos bacharéis.

O próximo evento será realizado no dia 27 de agosto e terá como palestrante, o também advogado Sólon Benevides.

Por Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711