Conteúdo Principal
Publicado em: 25/11/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Exposição de artes abre a semana cultural “Jackson do Pandeiro” no Fórum Cível da Capital nesta 2ª (28)

Começa nesta segunda-feira (28), às 10h, a “Semana Cultural Jackson do Pandeiro”, que será aberta com uma exposição de Artes Plásticas e Fotografia, no hall do Fórum Cível da Capital. O evento se estenderá até o dia 1º de dezembro e é promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Escola Superior da Magistratura (Esma) e Diretoria do Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”. A exposição é fruto de trabalhos dos funcionários do TJPB e de apenados do Estado.

A abertura oficial será na terça-feira (29), a partir das 19h30, com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, e do diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Em seguida, haverá uma palestra do jornalista Fernando Moura sobre Jackson do Pandeiro, e às 20h30, uma apresentação musical dos magistrados Gustavo Urquiza e Marcos William. Às 21h, o cantor e compositor Beto Brito fará um show.

De acordo com o músico Beto Brito, é difícil definir Jackson do Pandeiro em poucas palavras. “Considero da maior importância esse evento do TJPB. Jackson é um dos mitos da música nordestina e levou a nossa cultura para os quatro cantos do mundo”, afirmou. 

No dia 30, a palestra e as apresentações vão acontecer a partir das 19h30, no auditório do Fórum Cível. O convidado é Milton Marques, que vai abordar o tema: “Da Literatura Erudita à Popular”, e, na mesma noite, às 20h, acontecerá um momento poético com declamações dos servidores Ventura, Fernando Patriota, Fátima Pessoa e Mateus Lustosa Guedes. Às 20h30, a cantoria ficará por conta dos repentistas Daudete Bandeira e Antônio Costa.

“Considero muito valiosa essa Semana Cultural, em que o Tribunal de Justiça presta homenagem a Jackson do Pandeiro, porque o TJPB é um segmento de grande valor para o Estado da Paraíba e traz uma contribuição importante quando incentiva e eleva o potencial de nossa cultura”, afirmou Daudete Bandeira.

A Comissão Organizadora é formada pelo juiz Onaldo Rocha de Queiroga (presidente) o diretor do Fórum Cível, juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, a coordenadora acadêmica da Esma, professora Fátima Pessoa; a gerente do Fórum Cível, Liana Urquiza de Sá  Lubambo, e a servidora Leônia Graziela Rocha Gomes, representando a Gerência do Cerimonial do TJPB.

Segundo o magistrado Onaldo Queiroga, o evento prestigia talentos do TJPB, ao mesmo tempo  que traz convidados de projeção nacional. “Serão quatro dias em homenagem ao grande Jackson do Pandeiro, com exposição, música, literatura e teatro”, disse.

O encerramento ocorrerá no dia 1º de dezembro, no Fórum Cível, às 19h30, com as presenças do presidente do TJPB e do diretor da Esma, e com a apresentação musical do desembargador Romero Marcelo  da Fonseca, às 20h,  seguido da Cia de Teatro Oxente, com a peça  “O dia em que a morte bateu as botas”. Às 21h, a programação é encerrada, com um show humorístico de Nairon Barreto, mais conhecido como“Zé Lezin”. “Além do elevado conhecimento jurídico, o TJPB, com essa iniciativa, valoriza a cultura paraibana. Prestar uma homenagem a Jackson do Pandeiro é manter viva essa legenda cultural da nossa terra”, argumenta o humorista..

TJPB/GECOM/kp

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611