‘Fevereiro Roxo e Laranja’: Gevid retoma atividades do Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante
A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), que faz parte da Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, reativou o Projeto ‘Qualidade de Vida em Ação Itinerante’. Nesta quinta (6) e sexta-feira (7) uma equipe multiprofissional da Gevid estará em Guarabira e em Campina Grande, respectivamente. Esta é uma das ações do Poder Judiciário estadual no bojo da Campanha ‘Fevereiro Roxo e Laranja’, que tem o objetivo de atentar para a conscientização e prevenção de algumas doenças incuráveis.
A cor roxa foi escolhida para alertar sobre o Lúpus, a Fibromialgia e o Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
De acordo com a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, o Poder Judiciário estadual sempre esteve engajado nesta e em outras campanhas de conscientização. Segundo a gerente, a Gevid busca sensibilizar magistrados e servidores com informações destacadas no site do TJPB, por meio do Programa Vida Saúde. “Estas patologias da Campanha impactam a vida das pessoas acometidas e precisam ser melhor compreendidas. A orientação e prevenção são ferramentas poderosas na luta contra o preconceito e o sofrimento”, comentou. Valéria Beltrão disse que, ainda esta semana serão postados informativos sobre como prevenir, identificar e conviver com essas doenças
O movimento para criar a Campanha ‘Fevereiro Roxo e Laranja’, surgiu para o diagnóstico precoce dessas doenças e para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reforçando a importância do acompanhamento médico e do tratamento adequado. A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico, que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. Por sua vez, a Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos.
Por Fernando Patriota