Conteúdo Principal
Publicado em: 06/04/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

FGV apresenta Sistema Normativo Administrativo aos secretários do TJPB

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (6), a consultoria da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou aos secretários do Tribunal de Justiça do Estado do Paraíba, o Sistema Normativo Administrativo do TJPB (SNA-TJPB), aprovado pelo Ato da Presidência no 14, de 30 de março de 2010.

Na ocasião, foi apresentada a situação encontrada nos levantamentos realizados na área administrativa do Tribunal e elencados os principais objetivos do SNA-TJPB: documentar as atividades do Tribunal, padronizar os formulários existentes e criar identidade visual para todos os documentos.

A consultoria expôs, ainda, os benefícios do Sistema Normativo, destacando a comunicação objetiva das políticas e diretrizes, a disseminação do conhecimento existente por todo o Tribunal, a uniformização dos procedimentos e a possibilidade de utilização dos documentos normativos na capacitação das equipes e na integração de novos servidores.

Durante a reunião, foram apresentados os cinco tipos de documentos pertencentes ao SNA: Políticas e Diretrizes, Manual de Procedimentos, Formulários, Glossário e Siglário.

Em relação ao documento de Políticas e Diretrizes do Sistema Normativo Administrativo, foi apresentada a sua composição, e detalhada a organização do sistema, as responsabilidades e autoridades para a elaboração e aprovação dos documentos, os formatos dos mesmos e a sua estrutura de identificação e codificação. Foram apresentados, também, os primeiros formulários do sistema, associados à identificação de pastas, livros, caixas-arquivo, armários e estantes.

A apresentação do Sistema Normativo Administrativo para os secretários teve por objetivo cumprir a etapa formal de comunicação da publicação do documento Políticas e Diretrizes. A expectativa é que os secretários estimulem a elaboração dos documentos pelas suas respectivas unidades, para que as atividades entrem num ciclo de melhoria contínua.

Os documentos serão elaborados pelas unidades organizacionais, com o apoio metodológico da Secretaria de Gestão Estratégica, que fornecerá os modelos de documentos para elaboração, esclarecerá as dúvidas a respeito do Sistema e receberá sugestões dos servidores.

Da Coordenadoria

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611