Conteúdo Principal
Publicado em: 19/09/2017 - 11h00 Atualizado em: 19/09/2017 - 11h51 Tags: Setembro Amarelo

Fórum de Mangabeira, Esma e Corregedoria recebem ações do Setembro Amarelo nesta terça-feira

Dentro da campanha nacional Setembro Amarelo, dedicada ao combate à depressão e de prevenção ao suicídio, equipes da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba estarão, das 13h às 17h desta terça-feira (19), no Fórum Regional de Mangabeira, na Escola Superior da Magistratura (Esma) e na Corregedoria Geral de Justiça, para levar orientações a servidores e magistrados sobre os sintomas e tratamentos recomendados para distúrbios mentais, que têm provocado o aumento de casos de suicídios.

A gerente de Qualidade de Vida do TJPB, fisioterapeuta Valéria Beltrão, explica que a equipe é formada por vários profissionais, que abordarão temas relacionados ao tratamento da depressão. Ela cita, por exemplo, nutricionistas, que falarão sobre os valores dos chás, enquanto os profissionais da Fisioterapia destacarão a importância da atividade física para vencer a doença.

A equipe da Gevid já visitou os Fóruns Cível e Criminal da Capital, na segunda-feira. Já o Fórum de Bayeux e as Varas da Infância e Juventude e da Violência Doméstica serão atendidos na quinta-feira (21).

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), as taxas de suicídio vêm aumentando globalmente. Conforme cartilha divulgada pelo órgão, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio e, a cada 3 segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida. No Brasil, a prática se tornou um problema de saúde pública, sendo o oitavo país em número absoluto de suicídios.

As atividades da Gerência de Qualidade de Vida, que é vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas do TJPB, seguem durante toda a semana, conforme cronograma abaixo, no horário das 13h às 17h:

SEMANA DE SAÚDE PREVENTIVA – SETEMBRO
Cabedelo / Santa Rita
20/09/2017
Bayeux/ Vara da Infância e Violência Doméstica
21/09/2017
TJPB
22/09/2017

Taxas de Suicídio – De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), as taxas de suicídio vêm aumentando globalmente. Conforme cartilha divulgada pelo órgão, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio e, a cada 3 segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida. No Brasil, a prática se tornou um problema de saúde pública, sendo o oitavo país em número absoluto de suicídios.

Semana de Saúde Preventiva – A cada mês, a Gerência de Qualidade de Vida do TJPB elege um tema para ser explanado em palestras, com o objetivo de disseminar a cultura de prevenção e levar atividades de qualidade de vida às unidades do Judiciário no Estado. Nos últimos meses, o projeto discutiu o combate ao colesterol (julho) e à hipertensão (agosto).

Para a fisioterapeuta Valéria Beltrão, o número de participantes tem crescido a cada mês, o que é um fato positivo. “Este é um trabalho contínuo, que vem ajudando as pessoas a despertarem sobre estes cuidados”, afirmou.

A equipe multidisciplinar do Setor também participa da Semana com serviços de auriculoterapia, orientação postural, ginástica laboral, aferição de pressão e glicemia, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), além de destacar a importância da realização de exames periódicos em saúde.

Resolução 207/2015 CNJ – Institui a Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário. Objetiva promover a preservação da saúde física e mental de magistrados e servidores, fomentar a construção e a manutenção de meio ambiente de trabalho seguro e saudável e incentivar medidas voltadas para a atenção integral à saúde e organizadas em assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e vigilância em saúde, alinhadas às diretrizes dos órgãos oficiais de saúde.

Por Gilberto Lopes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611