Conteúdo Principal
Publicado em: 30/03/2016 - 00h00 Atualizado em: 13/10/2020 - 16h35

Fred Coutinho avalia as plenárias do Fórum Orçamentário

Magistrado diz que iniciativa é uma nova etapa vivida pelo judiciário paraibano

Des. Fred representou o presidente do TJPB
Des. Fred representou o presidente do TJPB

Foram concluídas as seis plenárias do Fórum Orçamentário, realizadas no 1º Grau de Jurisdição do Tribunal de Justiça da Paraíba. Elas ocorreram em seis circunscrições do Estado (regiões que envolvem um grupo de comarcas), com o objetivo de discutir e coletar, junto a magistrados e servidores, as prioridades locais que deverão ser contempladas pelo orçamento de 2017 do Judiciário estadual.

O ouvidor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, que representou o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, nos últimos encontros, avaliou a iniciativa como uma nova etapa vivida pelo TJPB, “bem como uma oportunidade em que, por meio de um diálogo franco e aberto, servidores e magistrados discutem as necessidades de suas respectivas comarcas”.

Ele lembrou os resultados das plenárias ocorridas em Cajazeiras, Sousa, Campina, Guarabira, João Pessoa e Patos, e os eixos em três delas (João pessoa, Sousa e Patos) mais apontados pelos servidores e magistrados foram: Pessoal (funcionalismo), Concurso Público e o Aperfeiçoamento do Plano de Cargos e Carreiras (PCCR) como prioridades.

“Nessas três plenárias vinga o olhar necessário para o pessoal, seja nas melhorias de condições, de incentivos como capacitação, valorização e o lado econômico, como também da carência existente pelo interior da mão-de-obra (servidores), através da realização de concurso público, e a necessidade de uma análise e novo olhar sobre o PCCR dos servidores”, declarou o ouvidor Fred Coutinho.

Sobre a participação dos servidores nos debates, o magistrado disse ter sido “fantástica” e que, através da conversa, foi o momento de conhecer a instituição verdadeiramente e sentir na pele daquele que faz a comarca e que está diretamente ligado ao cidadão, e quais são as suas necessidades.

“É um momento histórico e ímpar em que a semente foi plantada. O fórum orçamentário se concretiza nessa nova etapa do Poder Judiciário com o apoio do presidente do judiciário paraibano, desembargador Marcus Cavalcanti, que abriu e está dando condições para que essa programação seja efetivada”, disse, Fred Coutinho.
O que se pode esperar, após este ciclo de plenárias, segundo o desembargador Fred, é a efetivação das discussões pelo Tribunal de Justiça e acolhimento do que foi eleito como principal necessidade.

Continuação – O Fórum Orçamentário será apresentado e debatido no 2º Grau, pelos 19 desembargadores do Tribunal de Justiça, na próxima segunda-feira (4), a partir das 8h, na Sala de Sessões do Pleno e, na oportunidade, serão votadas as prioridades no âmbito do TJPB

Por Laíse Santos (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611