Conteúdo Principal
Publicado em: 28/05/2020 - 13h01 Atualizado em: 28/05/2020 - 13h12 Tags: Produtividade, Gerência de Comunicação

Gerência de Comunicação do TJPB já produziu 1.178 matérias em 2020

Produtividade permanece durante o trabalho remoto

Como todos os setores do Judiciário estadual paraibano, a Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba (Gecom-TJPB) tem funcionado em regime de teletrabalho, mantendo uma alta produção e realizando um importante serviço no tocante à divulgação de conteúdos jurídicos diversos de interesse da sociedade, inclusive, relacionados ao contexto e impactos do enfrentamento à pandemia de coronavírus no Estado. De acordo com relatório produzido pelo Setor, de janeiro até o dia 26 de maio do corrente ano, foram 1.178 matérias produzidas pela Gecom.

O documento aponta que os números estão assim distribuídos: 267 matérias em janeiro, 304 em fevereiro, 243 no mês de março – ressaltando-se que o trabalho remoto foi iniciado a partir do dia 18 desse mês, conforme Ato nº 04/2020 decretado conjuntamente pelo TJPB, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB). Já na nova modalidade de regime de trabalho, no mês de abril foram contabilizadas 166 matérias, número que subiu para 212 no mês de maio, até o dia 26.

Cristiane Rodrigues

A gerente de Comunicação do TJPB, jornalista Cristiane Rodrigues, afirmou que durante o período de isolamento social, a equipe de comunicação do TJPB procurou se adequar à nova realidade de trabalho home office. “Para o nosso setor, não é uma tarefa fácil, pois fazemos tudo pelo WhatsApp. Mas, devido ao comprometimento de todos, os resultados são positivos. Procuramos focar nas reportagens relacionadas à Covid-19, sejam atos da Presidência, recomendações da Corregedoria-Geral de Justiça, ações da Escola Superior da Magistratura, decisões judiciais vindas das diversas comarcas do Estado, dos órgãos fracionários e do Pleno”, declarou.

Ainda entre as pautas que vem sendo destaque, Cristiane acrescentou que há muita divulgação de informações de utilidade pública nas redes sociais, como, por exemplo, a importância do isolamento social, do uso das máscaras, funcionamento da Justiça estadual, contatos do TJPB. “Foi registrado, inclusive, nesse período, um aumento de quase quatro mil seguidores no nosso Instagram”, revelou.

A repercussão do trabalho também continua sendo notória. Mesmo com o funcionamento de muitas instituições também em regime de teletrabalho, o material produzido pela equipe da Gerência de Comunicação vem sendo abordado tanto na mídia local quanto nos sites jurídicos nacionais.

Conforme o relatório, o Portal do Lex Magister, site especializado em conteúdos jurídicos nacionais, fez 55 publicações em seu portal relacionadas ao conteúdo produzido pela Gecom do TJPB. Foram 23 no mês de janeiro, 25 em fevereiro, três em abril e quatro em maio. O site Consultor Jurídico publicou duas matérias jurídicas produzidas pela Gecom no mês de maio.

A Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) abordou 49 reportagens pautadas pela Gerência de Comunicação do Judiciário estadual, das quais 10 foram produzidas em janeiro, 14 em fevereiro, três em março, 13 em abril e nove em maio. A TV Justiça veiculou nove matérias, durante os cinco meses. Já o Conselho Nacional de Justiça replicou cinco matérias do TJPB elaboradas no contexto da pandemia (março a maio).

Por sua vez, a Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (Abraminji) ampliou esta divulgação, com 14 matérias replicadas durante todo o ano, sendo uma em janeiro, duas em fevereiro, uma em março, duas em abril e oito em maio.

No tocante à imprensa local, o relatório aponta que as notícias do TJPB ganharam 766 divulgações em veículos diversos de comunicação da Paraíba, durante o ano. Foram 187 matérias no mês de janeiro, 147 em fevereiro, 175 em março, 115 em abril e 142 em maio.
 
Devido à inviabilidade do serviço relacionado à produção de vídeos, estes foram suspensos durante a pandemia. Mas, foram registrados durante o ano, 12 matérias para a TV em janeiro, 14 em fevereiro e seis em março.

“Tivemos que suspender, devido à pandemia, a veiculação do nosso programa de Rádio semanal TJPB Notícias na Arapuan, bem como o boletim de notícias diário na CBN João Pessoa e Campina Grande. Suspendemos, ainda, o programa de TV Judiciário em Revista, com veiculação nas TVs Assembleia e Câmara, tudo para garantir a saúde da equipe e evitar a propagação do coronavírus”, justificou Cristiane Rodrigues.

Por Gabriela Parente / Gecom - TJPB

Compartilhar: Whatsapp
DICOM
Diretoria de Comunicação Institucional
  • imprensatjpb@gmail.com
  • (83) 3216-1611