Gerência de Qualidade de Vida do TJPB realiza mais de 6 mil atendimentos de janeiro a julho deste ano
Na atual gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba, que tem à frente o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, a política de valorização do servidor do Poder Judiciário estadual pode ser aferida, também, por meio de atendimento na área de Saúde, serviço realizado pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) da Diretoria de Gestão de Pessoas. No período de janeiro a julho de 2018, a Gevid promoveu um total de 6.149 atendimentos, nas áreas Médica, Odontológica, de Nutrição, Serviço Social, Psicologia e de Osteopatia, conforme tabela abaixo, além da promoção de campanhas de vacinação.
Por meio do Programa Vida e Saúde, a Gevid desencadeou uma série de ações, a exemplo do Projeto Despertar Saúde, que deflagrou campanhas educativas/informativas sobre saúde, realizadas no Anexo do TJPB. Houve, também, divulgação através da internet, com elaboração de informativos virtuais disponíveis no portal do TJPB (www.tjpb.jus.br) sobre os temas: Dicas sobre Nutrição, Hipertensão, Diabetes, Colesterol.
A Gevid promoveu, ainda, a divulgação do Cronograma do Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante 2018 (Semana da Saúde Preventiva), Dia Mundial da Saúde; Gripe - H1N1 (Prevenção); e Outubro Rosa (Prevenção do Câncer de Mama). No portal do Tribunal foram disponibilizadas cartilhas virtuais, sendo duas sobre Orientações Posturais: “Saber Viver Sem DORT” e “DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho”, e uma sobre a saúde do coração.
A gerente do setor, Valéria Beltrão, disse que outra iniciativa que recebeu boa aceitação por parte dos servidores foi o Projeto Terapias Alternativas. Trata-se de métodos reconhecidos pelas manifestações populares (medicina não convencional), considerados como práticas voltadas à saúde e ao equilíbrio vital do homem.
“Essas práticas são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como atividades terapêuticas principais ou mesmo complementares em diversas patologias, atuando em casos diversos como: algias, insônia, enxaqueca, alergias, problemas gastrointestinais, dores articulares, patologias ocupacionais (DORT e LER), ansiedade, etc.”, ressaltou a gerente, acrescentando que o trabalho é realizado pela equipe de Fisioterapia do TJPB (Acupuntura e Auriculoterapia) no prédio Anexo do TJPB e através do Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante (PQVAI).
Para Valéria Beltrão, o Projeto Ginástica Laboral também merece destaque. A atividade registrou 425 visitas a diversos setores do Tribunal de Justiça e Anexo Administrativo, de janeiro a junho de 2018, beneficiando 1.278 servidores. No mesmo período, foram visitados 23 seções do Fórum de Mangabeira, com atendimento a 31 pessoas.
No que diz respeito ao Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante, a Gevid elaborou e divulgou, em janeiro deste ano, o planejamento anual das visitas às unidades judiciárias da Comarca da Capital. Até julho, o projeto esteve presente nos Fóruns Cível, Criminal,
Regional de Mangabeira, da Infância, da Violência Doméstica e, também, na Escola Superior da Magistratura e Corregedoria-Geral de Justiça. Houve também ações na região metropolitana da Capital, com atividades em Cabedelo, Bayeux e Santa Rita.
De acordo com Valéria Beltão, o Tribunal, por meio da Gevid, promoveu, ainda, a distribuição da guia médica para os exames em algumas unidades judiciárias da Capital e nas Comarcas de Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, com a justificativa da necessidade de se acompanhar o estado de saúde dos magistrados e servidores, detectando precocemente patologias relacionadas ao trabalho. “Por ser uma ação preventiva, busca preservar a saúde e a qualidade de vida de nossa clientela por meio dos exames clínicos e avaliações laboratoriais”, declarou a gerente.
Em ação conjunta com as atividades do Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante (PQVAI), no mês de fevereiro, foram realizadas algumas atividades de sensibilização sobre a importância da Saúde Preventiva e a Importância dos Exames Periódicos. Após a apresentação dos resultados dos exames, magistrados e servidores recebem o ASO, (Atestado de Saúde Ocupacional), além de serem assistidos e acompanhados, caso necessário, conforme suas condições de saúde.
Pilates - Desenvolvido com objetivo de prevenir as patologias relacionadas ao trabalho, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e satisfação, o Projeto atraiu servidores de quase todos os setores administrativos do Tribunal de Justiça. Visa minimizar o stress e o desconforto muscular de servidores e magistrados, bem como aumentar a produtividade, motivação e concentração na atividade funcional.
Vacina - A campanha de vacinação de Influenza alcançou, através de parcerias com as Secretarias de Saúde Estadual e Municipais, 100% das Comarcas. Em 2017, foram vacinados 2.231 pessoas e, em 2018, 2.355.
Gevid - A Gerência de Qualidade de Vida tem como principal atribuição, dentre outras, administrar programas voltados para o bem-estar de pessoas, elaborar, gerir e avaliar programas de prevenção, saúde ocupacional e plano de benefícios, conforme determina o artigo 35, I, da Lei nº 9.316/2010.
A Gevid, dentro de suas limitações, direciona suas ações e metas para o cumprimento da Resolução nº 207, de 15 de outubro de 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores.




