Gerência de Qualidade de Vida realizou mais de 16 mil atendimentos
A Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça da Paraíba (Gevid/TJPB) efetuou 16.054 atendimentos no ano de 2024. O setor é responsável pela Política de Atenção Integral à saúde de magistrados (as) e servidores (as) do Poder Judiciário paraibano.
Dentre as ações realizadas pela Gevid, ao longo do ano passado, estão diversos projetos, dentre eles, o programa Vida Saúde, serviços presenciais de Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia, Médico e Psicologia, além das terapias alternativas. “O Programa Vida Saúde funciona de forma híbrida, parte presencial e parte de forma remota, que congrega os projetos: Despertar Saúde, Qualidade de Vida em Ação Itinerante, Projeto Receptividade e Ginástica Laboral em algumas unidades judiciárias do Tribunal'', comentou a gerente da Gevid, Valéria Beltrão.
Segundo explicou a gerente, as ações itinerantes alcançam Comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras, com apoio da Presidência do TJPB.
Com o suporte da Gerência da Comunicação, a Gevid efetivou o Projeto Despertar Saúde, com a publicação de textos informativos sobre saúde física e mental e campanhas mensais nacionais (Janeiro Branco, Fevereiro Roxo e Laranja, Março Lilás, Abril Marrom e Verde, Maio Vermelho, Junho Vermelho, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul).
Segundo dados da Gevid, o projeto Ginástica Laboral realizou no ano de 2024 mais de 10.000 visitas com diversos atendimentos nos fóruns e unidades administrativas. O setor de psicologia da Gevid ofereceu mais de 2.570 atendimentos remotos e presenciais a magistrados, servidores e colaboradores, com foco no apoio psicológico.
O Projeto Terapias Alternativas no Tribunal de Justiça realizou mais de 150 atendimentos, oferecendo terapias como acupuntura, aromoterapia e musicoterapia. O programa visa tratar desde problemas físicos, como dores crônicas e enxaquecas, até questões emocionais como insônia e ansiedade.
Ações preventivas
A campanha de vacinação contra a Influenza de 2024 destacou-se com mais de 1. 100 doses aplicadas a magistrados e servidores, em parceria com as Secretarias de Saúde Municipais. A Gevid promoveu, ainda, parcerias com a Uninassau e Hapvida para oferecer acompanhamento psicológico e atendimentos terapêuticos. Também houve ações de sensibilização sobre assédio e discriminação.
“A Gevid está focada na melhoria e no gerenciamento de saúde dos servidores, implementando um software e criando uma minuta sobre licenças médicas. Além disso, estão sendo feitas melhorias nas condições ergonômicas do trabalho”, ressaltou a gerente Valéria Beltrão.
Por Rayane Sá (estagiária)