Conteúdo Principal
Publicado em: 19/02/2021 - 12h43 Atualizado em: 05/03/2021 - 13h16 Tags: Comissão de Segurança, Treinamento, Acesso Seguro

Gerentes de fóruns recém-empossados do TJPB recebem treinamento sobre ‘Acesso Seguro’

Gerentes de fóruns recém-nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, receberam treinamento virtual acerca do Projeto Acesso Seguro. A capacitação sobre a funcionalidade do mobiliário (recepção, cabine, armário e caixa de areia); demonstração por slide do acesso de um visitante armado e utilização do Software de Controle Visit, com simulação de todos os tipos de cadastros, relatórios, registros de saída, crachás extraviados e captação da imagem do visitante.

O treinamento também disponibiliza a verificação de eventuais mandados de prisão pendentes das pessoas que precisam entrar no Fórum e, finalmente, os principais tópicos da Resolução 11/2017, que trata sobre o Projeto Acesso Seguro. Receberam a capacitação as Gerências dos fóruns do Conde e Belém, As próximas unidades que receberão o curso serão as comarcas de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Fórum Cível de João Pessoa, e Escola Superior da Magistratura (Esma).

Juiz Rodrigo Marques

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJPB e coordenador adjunto da Comissão de Segurança do Tribunal, Rodrigo Marques, a capacitação representa a perene atenção da gestão do Desembargador Saulo Benevides com a segurança institucional, dando continuidade a projetos relevantes, assim reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Um juiz seguro constitui pressuposto para um judiciário independente e altivo, fortalecendo grandemente a instituição”, pontuou o magistrado.

Juíza Michelini Jatobá
Juíza Micheline Jatobá

Conforme a gestora do Acesso Seguro, juíza Micheline Jatobá, “nesta nova fase do treinamento do projeto são demonstradas todas as suas funcionalidades, padrões de segurança, utilização do software de controle de acesso e procedimentos para melhorar a segurança no ambiente forense”.

O coordenador do Acesso Seguro, Jardel Rufino, acrescentou que se trata de uma metodologia voltada para a melhoria na segurança de servidores, magistrados e jurisdicionados. “A capacitação dos novos servidores é essencial nesse processo”, comentou.

Segundo a gerente do Fórum do Conde, Gabriela Lustosa, a implantação do Acesso Seguro na Comarca do Conde está sendo muito importante para todos, visto que a circulação de pessoas é significativa, mesmo em um Município relativamente pequeno “O treinamento, ministrado pelo coordenador Jardel Rufino, foi conduzido com maestria e mostrou a importância e os benefícios deste sistema, uma vez que teremos um controle muito maior de todas as pessoas que circulam pela nossa unidade judiciária”, comentou a gerente.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611