Gilmar Mendes abre workshop sobre as metas do Judiciário para 2010
Iniciou nesta quarta-feira (17), em Brasília, a discussão das medidas para o alcance das 10 Metas do Judiciário em 2010, durante o 1º Workshop promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com os gestores das metas de todos os tribunais. O presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, fez a abertura do encontro, que termina nesta quinta-feira (18), na Escola Superior da Magistratura Federal (Esmaf).
O Poder Judiciário estadual indicou como gestores do Tribunal de Justiça da Paraíba, o juiz-auxiliar da Presidência Alexandre Targino, e o juiz-corregedor Leandro dos Santos. Os magistrados atuarão, a partir de agora, como gestores das ações e metas nacionais prioritárias do ano de 2010. Serão responsáveis pela adoção das medidas necessárias ao seu alcance e pelas informações dos resultados obtidos pelo TJPB.
Segundo o secretário-geral do CNJ, juiz Rubens Curado, o workshop é o primeiro contato com os gestores, depois da definição das metas do Judiciário para este ano, aprovadas pelos presidentes dos 91 tribunais brasileiros, durante o 3º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em fevereiro último, em São Paulo.
Na ocasião, será apresentada a versão final do glossário das metas, que trará a tradução detalhada do teor de cada um dos objetivos que devem ser atingidos pelo Judiciário até o final deste ano. “O workshop será um diálogo para esclarecer eventuais dúvidas, como a abrangência e os critérios de cumprimento das metas, assim como a forma de acompanhamento e coleta de informações", destacou Rubens Curado.
Durante o evento, os gestores também vão apresentar e sugerir ações para o alcance dos novos objetivos. "Vamos estabelecer um plano de ação com as boas práticas que possam ser compartilhadas entre os tribunais de forma a contribuir para o cumprimento das metas", explicou o secretário-geral.
Por Marcus Vinícius Leite e da Agência CNJ de Notícias