II Jornada Estratégica será nesta segunda-feira e todos os magistrados da PB foram convocados
Todos os juízes do Poder Judiciário estadual participam, nesta segunda-feira (3), da II Jornada Estratégica para o Fortalecimento e Modernização da Justiça. O evento acontece no Fórum Cível da Capital “Desembargador Mário Moacyr Porto”, a partir das 8h30. O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, fez a convocação dos magistrados de 1º e 2º graus, por meio do Ato nº 19, publicado no Diário da Justiça do dia 20.
O encontro, que será aberto pelo desembargador Ramalho Júnior, visa apresentar aos magistrados todos os projetos de fortalecimento e modernização da Justiça, que estão sendo adotados pelo Judiciário paraibano. O juiz-auxiliar da Presidência do TJPB, Alexandre Targino, vai explicar aos participantes as etapas da Jornada e destacar a importância do envolvimento destes para o êxito dos programas.
Após a apresentação, haverá uma palestra com o tema “O Planejamento Estratégico e o Orçamento como Instrumentos de Gestão”, proferida pelo consultor-técnico Armando Cunha, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em seguida, serão detalhados os 11 projetos de gestão estratégica que visam concretizar a Justiça por meio de uma prestação jurisdicional acessível, célere e efetiva. São os seguintes: Mais Celeridade; Sistemas Legados; Nova TI; TJ- Economia; A Justiça está aqui; O Direito é Seu; TJ Inter-Poderes; TJ-Cidadão; Comprometer; Ser Capaz e Recursos Orçamentários. As exposições serão feitas pelos líderes das comissões designadas para o desenvolvimento de cada plano.
Os projetos foram desenvolvidos com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para aplicação no âmbito do Poder Judiciário estadual, observando a Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ainda na programação desta segunda-feira, haverá apresentações dos subprojetos: o Modelo de Gestão de Varas Cíveis, a ser apresentado pelas juízas Silmary Alves de Queiroga Vita e Renata da Câmara Pires Belmont; o Sistema Normativo Administrativo e a racionalização dos processos de trabalho na Secretaria Administrativa do TJPB, pela Secretaria Administrativa; e, por último, o Modelo de Gestão de Recursos Humanos, pela Secretaria de Recursos Humanos.
Por Fernando Patriota e Gilberto Lopes