Conteúdo Principal
Publicado em: 09/04/2012 - 12h00 Atualizado em: 24/09/2020 - 17h08 Tags: Geral, Legado

Instituição de ensino superior promove mutirão da conciliação em projeto de parceria com o TJPB

O curso de Direito da Faculdade Iesp, em parceria com o Tribunal de Justiça da PB, está promovendo o projeto “Mutirão da Conciliação”, que visa a negociação entre instituições bancárias e clientes com pendências e ações tramitando no Poder Judiciário. O objetivo é buscar o consenso entre as partes e solucionar os litígios através de acordos.

O encontro entre as partes ocorre numa das duas unidades da Câmara de Conciliação e Arbitragem do Iesp no Fórum Cível da Capital ou no Fórum de Cabedelo, sob a coordenação do professor Bruno Azevedo e conta com a participação de alunos do curso de direito da faculdade.

A iniciativa busca, além de criar uma nova cultura de acesso à justiça, despertar novos caminhos viáveis para a sua execução através da conciliação, negociação, mediação e arbitragem e desafogar o Poder Judiciário, que hoje conta com mais de 90 milhões de processos tramitando perante a sua competência.

A conciliação como alternativa extrajudicial para a solução de conflitos de interesses tem sido uma ideia adotada pelo Conselho Nacional de Justiça. A Presidência da República também, através do Ministério da Justiça, tem incentivado a idéia com o Projeto Pacificar.

Nesse sentido, o curso de direito da Faculdade Iesp, disponibiliza à sociedade seus serviços através da Câmara de Conciliação e Arbitragem. No intervalo de apenas 1 ano e 4 meses já foram levados às duas unidades de João Pessoa e Cabedelo cerca de 500 procedimentos, cujo índice de solução amistosa chega a 80% dos casos apresentados, de forma mais rápida e sem custas processuais.
A Câmara de Conciliação e Arbitragem, que ainda funciona como um laboratório para o aprendizado de seus alunos divulga através das redes sociais o conceito da conciliação e do acesso à justiça através do blog: ccapb.blogspot.com.br.

TJPB/Gecom/Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611