Conteúdo Principal
Publicado em: 04/06/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Instituições públicas e meios de Comunicação se unem no combate às drogas no Estado

O Ministério Público estadual, o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Ordem dos Advogados do Brasil - secional Paraíba, reuniram, na manhã desta sexta-feira (4), representantes dos meios de Comunicação da Capital, para criarem mecanismos de combate às drogas no Estado da Paraíba. A proposta foi lançada pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, na sede do MP.

A campanha “Paraíba Unida contra às Drogas”, deverá ser lançada oficialmente no dia 18 de junho. Dentre as propostas a serem desenvolvidas estão a criação de um disque denúncia, a elaboração de uma campanha publicitária para esclarecimento da população, a realização de audiências públicas com o envolvimento de secretários de Educação do Estado e dos Municípios, bem como a representação das Redes Pública e Privada de Ensino.

De acordo com o procurador Oswaldo Trigueiro, os órgãos e as entidades necessitam se engajar de forma mais efetiva, para tentar extirpar esse mal que vem destruindo famílias e ceifando vidas. “Este problema já tem ultrapassado os limites da normalidade e se tornou  uma questão também de saúde pública. Ele ainda ressaltou,  a  falta de estrutura para recuperação de drogados no Estado.

Ainda conforme o procurador, a idéia e detectar casos de tráfico e dependentes nos ambientes escolares, inclusive com a realização de treinamentos dos professores para melhor conhecer e identificar àqueles alunos que estejam  dependentes das drogas.

Para a vice-presidente do Poder Judiciário estadual, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti,  a iniciativa do MP é bastante louvável, tendo em vista que hoje às drogas no mundo, representam uma grande epidemia, dizimando famílias e a própria sociedade. “A nossa união no combate às drogas é um momento histórico. Desta forma, o Tribunal de Justiça da Paraíba, foi convocado a participar da iniciativa em defesa da sociedade e da vida, que tem trazido tantos transtornos”, afirmou a desembargadora.

O presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, acredita que essa deva ser a preocupação de todos os  cidadãos paraibanos. “Estava mais do que na hora de abrirmos os olhos para esse grande mal que é a droga e, principalmente, o crack.”. Ele também, acrescentou, que a ordem jamais poderia ficar à margem de uma discussão e de um tema tão crucial que é a droga.

Na oportunidade, foram discutidas, também, a possibilidade de criação de Centros de Tratamentos  e recuperação para os drogados e ainda a criação de clínicas e espaços de acompanhamento psicoterápico às famílias envolvidas.

Da reunião, ainda, participaram o procurador de Justiça, José Roseno Neto; e os representantes do Sistema Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos e Guilherme Lima; TV Tambaú, Cacá Martins; do Sistema Arapuan, João Gregório; do Sistema Correio de Comunicação, Ricardo Almeida; e Heloisa Maia dos Associados Paraíba.

Por Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611