‘Janeiro Branco’: Gevid promove ação itinerante voltada aos cuidados com a saúde mental
O ano começa com uma das campanhas nacionais de saúde consideradas mais importantes para sociedade, sobretudo para o meio produtivo: o ‘Janeiro Branco’. A ação alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Esses transtornos da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais.
A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, está engajada nessa campanha e deu início a uma série de iniciativas itinerantes voltadas aos magistrados (as) e servidores (as). Os trabalhos da Gevid-TJPB têm como principal objetivo prevenir eventuais sintomas de algumas doenças mentais, que podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Nesta quarta-feira (17), a equipe da Gerência de Qualidade de Vida estará no Fórum da Infância e juventude, em João Pessoa, e amanhã (quinta-feira/18), no Anexo Administrativo (João XXIII) do Poder Judiciário estadual, na Capital. Os serviços, em parceria com a Empresa Allcare, também já passaram pelos Fóruns Cível e Criminal da Comarca de João Pessoa.
De acordo com a gerente da Gevid-TJPB, Valéria Beltrão, durante os trabalhos nas unidades judiciárias, são divulgados os serviços realizados pela Gerência, com o tema ‘Janeiro Branco’ e o Projeto Qualidade de Vida”, informou. A gerente disse, ainda, que são realizados ginástica laboral, serviços de enfermagem, psicologia e fisioterapia, orientações de saúde mental, quick massagem, auriculoterapia e orientações ergonômicas.
Ainda de acordo com informações da Gevid, a Equipe de Psicologia do setor de Gerência de Qualidade de Vida, realizou juntamente ao projeto ‘Qualidade de Vida em Ação Itinerante’ e dentro da campanha do Janeiro Branco iniciativas como roda de conversa e escuta, com demanda espontânea, a cerca de saúde mental, importância do acompanhamento psicológico e o luto. “Esses temas foram tratados cos magistrados (as) e servidores (as) do Tribunal de Justiça da Paraíba, com a temática da sensibilidade e importância acerca da saúde mental”, comentou a psicóloga da Gevid, Thaisa Nunes Cavalcanti Belmiro.
Números - Só no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 33% da população possui algum tipo de problema de saúde mental, como o estresse e a depressão, sendo que os transtornos mentais e emocionais estão entre as principais causas de afastamentos do trabalho.
Gecom-TJPB








