Jecrim firma parceria com ONG e implanta Escola de Música em Mangabeira para crianças e adolescentes
Vinte crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidas pela ONG Solidariedade Clube da Paraíba ganharam, nesta quinta-feira (19), um espaço para aprender a tocar um instrumento musical. A implantação da Escola de Música Santa Rita, que vai funcionar na Capela de mesmo nome, localizada no Bairro de Mangabeira VII, só foi possível graças à parceria com o Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Capital, que disponibilizou verbas oriundas das transações penais para o projeto.
De acordo com o juiz Hermance Gomes, titular do Jecrim, as crianças e adolescentes serão beneficiadas com aulas de violão e flauta, ministradas pelo professor Leandro Charles, que é bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “A iniciativa partiu do Padre Figueiredo e do presidente da ONG, Clóvis Borba, que nos procuraram para celebrar um convênio”, explicou o magistrado.
Com isso, foi realizada a compra dos instrumentos musicais, equipamentos e material didático, além da contratação do professor. As aulas começaram nesta quinta-feira e vão acontecer nos períodos da manhã e tarde. Durante a inauguração do espaço, cedido pela Capela Santa Rita, houve uma celebração do padre Figueiredo, que abençoou a iniciativa.
“O objetivo é tirar a criança da ociosidade no contraturno da escola. Então, em um turno ela tem aula e no outro aprende música. A música ajuda na própria formação intelectual do aluno, desenvolve a disciplina e o raciocínio lógico, além de ser agradável e, no futuro, poder ser uma profissão a seguir”, destacou o juiz Hermance Gomes, acrescentando que a ideia é expandir o projeto, a exemplo do que foi feito na Comunidade do Timbó, que, hoje, conta com diversos instrumentos, como piano e saxofone.
Por Celina Modesto/Ascom-TJPB

















