Conteúdo Principal
Publicado em: 14/09/2017 - 17h29 Atualizado em: 19/09/2017 - 08h55 Tags: Setembro Amarelo

Judiciário debate 'Depressão e Prevenção ao Suicídio' na Semana de Saúde Preventiva do mês de setembro

Ação ocorrerá no período de 18 a 22 de setembro em unidades
da Capital e região metropolitana

A partir desta segunda-feira (18), a equipe da Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça da Paraíba estará presente em unidades judiciárias da Capital e da região metropolitana para falar aos servidores e magistrados sobre depressão e combate ao suicídio. O setor é vinculado à Diretoria de Gestão de Pessoas do TJPB.

A ação visa discutir o tema da depressão, devido ao aumento da incidência da doença ao longo dos anos; além de oferecer maiores esclarecimentos sobre a causa, os sintomas e tratamentos recomendados.

A gerente de Qualidade de Vida, fisioterapeuta Valéria Beltrão, acrescentou que, durante a ação, a equipe nutricional abordará os valores dos chás, e os profissionais da Fisioterapia vão explanar sobre a importância da atividade física para vencer a depressão.

“Este mês, por ocasião do dia 10 de Setembro – instituído como Dia de Prevenção ao Suicídio – escolhemos trabalhar também este tema, devido à incidência de tantos distúrbios mentais, que vêm ocasionando o aumento desta prática”, afirmou a gerente de Qualidade de Vida.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), as taxas de suicídio vêm aumentando globalmente. Conforme cartilha divulgada pelo órgão, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio e, a cada 3 segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida. No Brasil, a prática se tornou um problema de saúde pública, sendo o oitavo país em número absoluto de suicídios.

A ação ocorrerá de segunda-feira à quinta-feira, das 13h às 17h, e, na sexta-feira, no período da manhã, conforme cronograma abaixo:

SEMANA DE SAÚDE PREVENTIVA  - SETEMBRO
FÓRUNS CÍVEL E CRIMINAL (Capital) 18/09/2017
FÓRUM DE MANGABEIRA / ESMA/ CORREGEDORIA 19/09/2017
CABEDELO / SANTA RITA 20/09/2017
BAYEUX / INFÂNCIA E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 21/09/2017
TJPB 22/09/2017

 

Semana de Saúde Preventiva – A cada mês, a Gerência de Qualidade de Vida do TJPB elege um tema para ser explanado em palestras, com o objetivo de disseminar a cultura de prevenção e levar atividades de qualidade de vida às unidades do Judiciário no Estado. Nos últimos meses, o projeto discutiu o combate ao colesterol (julho) e à hipertensão (agosto).

Para a fisioterapeuta Valéria Beltrão, o número de participantes tem crescido a cada mês, o que é um fato positivo. “Este é um trabalho contínuo, que vem ajudando as pessoas a despertarem sobre estes cuidados”, afirmou.

A equipe multidisciplinar do Setor também participa da Semana com serviços de auriculoterapia, orientação postural, ginástica laboral, aferição de pressão e glicemia, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), além de destacar a importância da realização de exames periódicos em saúde.

Resolução 207/2015 CNJ – Institui a Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário. Objetiva promover a preservação da saúde física e mental de magistrados e servidores, fomentar a construção e a manutenção de meio ambiente de trabalho seguro e saudável e incentivar medidas voltadas para a atenção integral à saúde e organizadas em assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e vigilância em saúde, alinhadas às diretrizes dos órgãos oficiais de saúde.

Setembro Amarelo – Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015, concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Por Gabriela Parente

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611