Juiz Adahilton Lacet vai representar TJPB em evento nacional em Porto Alegre
O juiz Adhailton Lacet Porto, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da capital, coordenador da Infância e Juventude do Judiciário Estadual, vai representar o TJPB em dois eventos nacionais que começam nesta terça-feira em Porto Alegre: o XVI Encontro do Fórum Nacional da Justiça Juvenil - FONAJUV e o VI Encontro Nacional de Magistrados da Infância e Juventude, promovidos pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB e Escola Nacional da Magistratura – ENM. Os dois eventos prosseguem até dia 14 próximo
A importância dos dois eventos, segundo o magistrado consiste em difundir as práticas adotadas em outros Estados sobre justiça infanto-juvenil, tais como adoção, família acolhedora, convivência familiar e comunitária, execução de medidas socioeducativas entre outras.
“Esta é segunda vez que participo do FONAJUV, e a primeira que irei ao VI Encontro Nacional de Magistrados da Infância e Juventude. Dessa vez não levarei nenhum trabalho especificamente, entretanto, na participação falarei sobre as boas práticas adotadas aqui, na Paraíba, na área infanto-juvenil, a exemplo das audiências concentradas em instituições de acolhimento, o programa Justiça pra te ouvir e o projeto Lei seca jovem”, registrou.
Na Paraíba, existem três varas exclusivas com competência infanto-juvenil.
Uma na comarca de Campina Grande e duas em João Pessoa. Na capital a 1ª Vara cuida da parte cível e, a 2ª Vara, tem competência infracional. “Em todas elas os trabalhos têm recebido elogios, o que pode ser verificado pela Corregedoria de Justiça”, comentou.
De acordo com o magistrado, a Coordenação da Infância e Juventude do Judiciário Estadual paraibano vem desenvolvendo projetos para criação “de equipes multidisciplinares, com atuação regionalizada, para atender a todas as comarcas do Estado que ainda não dispõe desses profissionais, quais sejam, assistente social, psicólogo e pedagogo”, informou.
Por Kubitschek Pinheiro




