Conteúdo Principal
Publicado em: 21/11/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Juiz participa do Fonaje e profere palestra sobre aprimoramento do sistema de Juizados Especiais

O juiz Adhailton Lacet, titular do Juizado Especial Criminal da comarca de João Pessoa participou, em São Paulo, do 30º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), na qualidade de juiz-coordenador da Paraíba. No evento, Lacet proferiu palestra sobre: "Juizados Especiais: a dignidade dos sistema". O Fonaje congrega magistrados do Sistema dos Juizados Especiais e Turma Recursais dos Estados e do Distrito Federal, e tem como principal foco uniformizar procedimentos, acompanhar, analisar e estudar os projetos legislativos.

Na ocasião, o magistrado paraibano explicou que os Juizados Especiais vieram para ficar e estão cada vez mais presentes na vida da população, como a Justiça do século XXI. “A novidade são os novos Enunciados Cíveis e Criminais, além de propostas para o aprimoramento e fortalecimento do sistema”, disse.

De acordo com o juiz, em sua explanação ele buscou mostra como a criação dos juizados especiais torna a Justiça mais célere. “O Poder Judiciário passou a ter mais credibilidade perante os jurisdicionados, que querem uma resolução rápida e eficiente por parte da Justiça. E o sistema dos juizados precisa ser cada vez mais valorizado pelos Tribunais estaduais, como bem disse o Ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça(STJ), um grande entusiasta do Fonaje e palestrante sempre presente”, afirmou.

O Fonaje se realiza semestralmente. O juiz Adhailton Lacet já participou de seis encontros,  representando a Paraíba no Maranhão, no Ceará, em Tocantins, na Bahia, Mato Grosso do Sul e agora em São Paulo. O próximo será sediado em Teresina, no Piauí, de 16 à 18 de maio de 2012.

TJPB/Gecom/kp

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611