Juíza Candice Queiroga participa de júri simulado realizado por alunos do curso de Direito do Unipê
A prática leva à perfeição! Com base nessa premissa, o curso de Direito do Unipê, em parceria com a Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim-PB), promoveu a segunda edição do ‘Júri Simulado’, tendo como protagonistas alunos do referido curso, que aturaram nos papéis de juiz, réu, defesa e acusação. O evento foi realizado na noite dessa terça-feira (27).
Nesta edição, o Unipê contou, mais uma vez, com a contribuição da juíza Candice Queiroga de Castro Gomes Ataíde, do Poder Judiciário paraibano, atualmente juíza da 1ª Vara Mista de Mamanguape, e egressa do Mestrado em Direito do Unipê, reconhecida por sua atuação técnica e comprometida com a justiça.
Ao comentar o evento, a magistrada assim se pronunciou: “Participar deste júri simulado é uma oportunidade valiosa para os alunos, pois aproxima a teoria da prática e desenvolve competências essenciais para a atuação no Direito. Eles vivenciam o ambiente do tribunal, aprendem a argumentar, escutar e respeitar diferentes pontos de vista. Esta é a segunda vez que participo do projeto e me sinto honrada em contribuir com a formação desses futuros profissionais. É uma experiência enriquecedora que contribui diretamente para a formação de profissionais mais preparados e conscientes .”
De acordo com o professor Antônio Toscano, coordenador do Curso de Direito, “a presença da magistrada foi fundamental para orientar os trabalhos, enriquecer o aprendizado dos alunos e reafirmar o elo entre a academia e o mundo profissional”.
O professor Antônio Toscano acrescentou que o ‘Júri Simulado’ vem se consolidando como uma das mais importantes atividades práticas da formação jurídica oferecida pela instituição. “O evento proporciona aos estudantes uma vivência realista do Tribunal do Júri, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais como a argumentação oral, a estratégia processual e a atuação em equipe”, explicou o professor Toscano.
A prática acadêmica foi comentada, também, pelo professor Rômulo Palitot, coordenador do Júri. Ele destacou que o Júri Simulado realizado na noite desta terça-feira não é apenas uma atividade acadêmica. “É uma imersão profunda no que há de mais humano e complexo no Direito: o julgamento de nossos pares. Aqui, nossos alunos têm a oportunidade de viver, na prática, os desafios de um tribunal do júri. Sentem o peso da palavra, a importância do contraditório, o exercício da escuta e a arte da argumentação”, explicou.
Por Valter Nogueira
 
      




