Conteúdo Principal
Publicado em: 09/11/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Juíza e Aemp promovem ação de incentivo cultural

A juíza Renata Câmara, da 8ª Vara Cível da Capital e coordenadora de Cultura da Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba, junto com a presidente da entidade, Diana Vita, promoveu uma ação de incentivo cultural por meio do teatro com os alunos da Escola Irmã Severina Cavalcante Souto.

O espetáculo “A Cabra Cabriola”, texto infantil clássico da dramaturga Lourdes Ramalho, aconteceu no Teatro Lima Penante, com direção de José Maciel e na assistência, Fábio Azevedo. O texto conta a história de uma cabra que sequestra uma menina e sua mãe pede a ajuda dos animais – o boi, o cachorro, a formiga, o coelho e o galo.

Segundo a magistrada Renata Câmara, a iniciativa, que é pioneira, trata-se de um trabalho social e cultural voltado para a dramaturgia e trouxe benefícios para os alunos da Escola Irmã Severina, pois estes tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos.

“O nosso projeto tem por objetivo possibilitar às crianças carentes de nossa comunidade uma inclusão na linguagem cultural, tanto na perspectiva de descobrir  novos talentos com seus valores já existentes, quanto na aprendizagem com um texto tão significativo quando esse da nossa renomada teatróloga Lourdes Ramalho”, afirmou a juíza.

Para a presidente da Aemp, a participação de Renata Câmara, como coordenadora de Cultura, foi fundamental para o êxito da ação cultural. “A Aemp é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública no âmbito municipal e estadual e vem realizando um trabalho voluntário em comunidades carentes, sendo um braço da responsabilidade social do TJ da Paraíba. O apoio dos magistrados tem sido de grande importância”, disse Diana Vita.
 
A peça e o elenco

O diretor do espetáculo, José Maciel, assegurou que com a peça “A Cabra Cabriola”,  foi dado o pontapé inicial para outras apresentações. “O espetáculo traz brinquedos e brincadeiras populares enriquecidos pelos textos de D. Lourdes Ramalho. A intenção é de uma montagem simples onde os atores não utilizam figurinos e sempre estarão trocando de personagens, ora sendo meninos brincando naturalmente, ora se lançando como personagens do texto em um jogo cênico simples da dramaturgia e das performances dos futuros brilhantes atores”, justificou Maciel

Elenco – Anny Rayane, Thayana dos Santos, Jorge Lucas, Gabriel Araújo, Guibson Melo, João Victor, Maria Clara, Juliana Karolayne, Waira Raíssa, Iaquirá Viriato, Renilson Isreal, Kay France, Ana Karoline e Nathalia Sartunino.

Programação – A peça será exibida durante nos mêses de novembro e dezembro na Escola Irmã Severina, na Creche Maria da Luz e noutras entidades. Está marcado para o dia 30 próximo, na Casa da Criança com Câncer.

Por Kubitschek Pinheiro

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711