Juíza paraibana concede entrevista à Rádio Justiça acerca do Fórum Estadual da Justiça da Infância e Juventude
A juíza titular da comarca de Lucena, Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, concedeu entrevista, nesta quarta-feira (30), ao Jornal de Justiça/ 2ª edição, da Rádio Justiça. Na ocasião, a magistrada falou sobre o Fórum Estadual da Justiça da Infância e Juventude, cuja implementação está a cargo de cinco juízas de comarcas da Paraíba, dentre elas, a entrevistada. As demais são: Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga (Esperança), Maria Aparecida Gadelha Sarmento (Sapé), Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa Sarmento (Sousa) e Virgínia Gaudêncio de Novaes (João Pessoa).
O objetivo do esforço das magistradas foi explicado pela entrevistada logo no início do programa: “Entendemos que a Paraíba necessita deste espaço onde os magistrados possam trazer suas experiências, trocar informações, atualizar seus conhecimentos e uniformizar o método de trabalho para que possamos atender, da melhor forma, as nossas crianças e adolescentes.”, ressaltou.
Graziela Gadelha informou que este espaço será destina à soma de experiências vivenciadas em todo o Estado, seja no Brejo, Litoral ou Sertão, para que tudo seja repassado ao Tribunal e às entidades parceiras. “A nossa intenção maior é fomentar proposituras, ações, com base nas necessidades que forem apresentadas, que são diversificadas de acordo com cada região.”
Quando perguntada sobre a linha de ação do Fórum, a magistrada disse que será a prevenção, além da implementação de medidas socioeducativas uniformizadas. Falou, também, que no momento, ainda estão trabalhando em cima da capacitação dos magistrados e servidores que atuarão no local. O próximo passo será eleger o Conselho Consultivo e a Diretoria Executiva, composta por magistrados.
Ela acrescentou que a iniciativa nasceu durante discussões realizadas no Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), realizado, este ano, em São Luís-MA.
Para ouvir a entrevista na íntegra, clique abaixo.
Por Gabriela Parente