Conteúdo Principal
Publicado em: 31/08/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Juizado da Infância e da Juventude inicia projeto de formação permanente dos servidores

Os magistrados do Juizado da Infância e da Juventude da Capital, Fabiano Moura de Moura e Virgínia Gaudêncio Antunes, iniciaram o projeto de formação permanente dos servidores, buscando a adaptação à nova Lei de Adoção, nº 12.010/2009. A iniciativa consiste em encontros semanais, onde assistem a filmes e debatem, sempre com temas relacionados a crianças e adolescentes. O primeiro encontro foi realizado na última sexta-feira (28), ministrado pelo juiz Fabiano de Moura.

Participaram os servidores dos setores de guarda, abrigo, adoção, 1ª e 2ª Varas, que debateram sobre o tema “Luto nos abrigos”, como interagir com crianças que sofrem a perda de uma pessoa querida, e como a notícia é processada na cabeça delas. Para ilustrar o tema, os funcionários assistiram ao filme Ponette, de Jacque Doillon (França, 1996).

Esse projeto conta com a parceria da Coordenadoria da Infância e da Juventude e do Ministério Público estadual. A cada semana, uma das instituições estabelece o tema e o palestrante. Sempre às sextas-feiras, a partir das 11h, “os servidores revezam-se para participar, de modo que o Juizado não fique fechado. Se em outras entidades houverem interessados, eles podem entrar em contato conosco”, informou o magistrado.

O próximo encontro, nesta sexta-feira (4), será organizado pela magistrada Virgínia Gaudêncio, da 2ª Vara da Infância e da Juventude.

Ponette: É sobre a história de uma menina de 4 anos, que não consegue aceitar a morte da mãe. Ela acredita que a mãe irá voltar para junto dela. Durante as suas tentativas para falar com a falecida, Ponette questiona adultos e outras crianças, recebendo conselhos sobre religião, filosofia, magia negra e como falar com Deus.

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611