Juizado da Infância e Juventude realiza curso de capacitação para comissários voluntários
O Juizado de Infância e Juventude de João Pessoa realizou nesta terça-feira (16) um curso de preparação para os agentes de Proteção da Infância e Juventude. O evento foi realizado a partir de uma parceria com o Ministério Público estadual e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O objetivo foi capacitar os comissários voluntários que se disponibilizaram a proteger crianças e jovens na Capital. Mais de 50 pessoas participaram do curso, que buscou através de palestras prestar informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, mostrando como o agente deve abordar os jovens diante das mais variadas situações.
O juiz Adhailton Lacert, coordenador do Juizado da Infância e Juventude, foi um dos palestrantes e explicou que o curso faz parte da “Operação Verão”. “Vamos estender essa preparação para toda a área metropolitana de João Pessoa: Cabedelo, Lucena, Alhandra e Conde”, afirmou o magistrado.A professora da UFPB, Ligia Malta, uma das palestrantes, ressaltou a importância do curso para toda a sociedade. “A proteção é o cuidado, orientação, fiscalização das crianças e adolescentes que estão nas ruas, em shows, em restaurantes, cinemas, etc. Essa proteção é o que permite que eles não sejam excluídos, mas que participem da vida pública de maneira responsável”, destacou.
Os comissários tiveram a chance de fazer perguntas, tirar dúvidas e assim se preparar para fiscalizar estabelecimentos comerciais com mais eficiência e propriedade. Segundo o magistrado Adhailton Lacert, os agentes foram preparados para realizar advertências e solicitar, junto aos órgãos responsáveis, suspensão do funcionamento, aplicação de multa e cassação do alvará do estabelecimento que infringir as normas, a exemplo da Lei Seca Jovem, que proíbe a venda ou oferta de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. .
Por Gecom – Marayane Ribeiro (estagiária)









