Conteúdo Principal
Publicado em: 18/11/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Juízas paraibanas visitam projetos da Infância e Juventude do TJRS

Magistradas do Poder Judiciário estadual estiveram em Porto Alegre/ RS, no período de 8 a 10 de novembro, para conhecer os trabalhos desenvolvidos por meio de quatro projetos ligados à área da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A comissão foi formada pela juíza Graziela Gadelha, representando a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinju), e pelas juízas Maria Aparecida Sarmento Gadelha e Lua Yamaoka Mariz Maia, representando a Escola Superior da Magistratura (Esma).

“Impressiona a quantidade de investimentos preventivos do TJRS na área da infância e juventude, e como aquele Tribunal dispõe de mecanismos judiciais que dão agilidade aos processos nesse setor”, disse a juíza-auxiliar da Coinju, Graziela Gadelha.

Um dos projetos que recebeu a visita da equipe paraibana foi o “Formando Gerações”, desenvolvido por meio de ação social do Memorial Judiciário do TJRS. O projeto desenvolve um trabalho de visitas às crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, discutindo questões de Justiça, como direitos, deveres e violência doméstica.

O “Formando Gerações” é coordenado pelo desembargador José Carlos Teixeira Giorgis e assessorado pela juíza-corregedora Márcia Papaleo e pela assistente administrativa Mary Biancamano, além da equipe que compõe o projeto.

Também foram visitados os projetos “Justiça Restaurativa”, “Depoimento Sem Dano” e o Centro Integrado da Criança e do Adolescente, onde funciona a Justiça Instantânea. “Estamos analisando a possibilidade da Escola Superior da Magistratura (Esma), em parceria com a Coinju, implantar essas iniciativas na Paraíba, fazendo as adequações necessárias à nossa realidade”, ressaltou Graziela.

Da Coordenadoria (com a colaboração do estagiário Herberth Acioli)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611