Juízes concluintes da 1ª turma de 'Administração Judiciária' falam da importância do curso
Alguns magistrados deram sua impressão a respeito da curso, que é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Capacitação de Magistrados (Enfam) e atende a Meta 08 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para o juiz titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Antônio Carneiro de Paiva Junior, o nível técnico do curso começa pela elevada capacitação dos professores e os conhecimentos repassados. “Os conhecimentos servirão para possibilitar um enfrentamento profissional acerca da administração da rotina judiciária”, declarou.
Segundo o magistrado, durante os módulos foram expostas ferramentas e mecanismos da administração moderna que serão utilizados no cotidiano da Justiça, “seja no atendimento humanizado dos nossos usuários, seja na adoção de rotinas de trabalho, com ênfase no desenvolvimento do planejamento adotado pelo próprio Tribunal”.
Antônio Carneiro disse, ainda, que o juiz moderno é exigido a todo instante pela sociedade. De acordo com seu entendimento, as demandas pedem um conhecimento cada vez mais complexo, continuado e integral. “Para fazer frente a todas essas exigências, conhecimentos na área de administração judiciária tornam-se imprescindíveis para o bom desempenho de nossas atividades. A todo instante o juiz exerce funções de gestor”, observou.
Outro magistrado que participou do curso foi o juiz da 2ª Vara de Itabaiana e diretor do Fórum daquela comarca, Henrique Jácome. O julgador afirmou que o curso foi estudado, planejado, projetado e executado para viabilizar uma efetiva melhoria no cumprimento das atribuições do juiz.
“Noções de administração voltadas para a nossa realidade foram repassadas, de um modo claro, objetivo, de elevado nível e em linguagem acessível, com riquíssimo material didático, dirigido por professores com larga experiência profissional”, afrimou.
Henrique Jácome deixou uma mensagem de estímulo aos demais colegas de profissão: “Desejo a todos que participem, efetivamente, desse curso. Tenho certeza que irão se envolver com todas as matérias abordadas e colherão bons frutos”.
Outro diretor de fórum que participou da capacitação foi o juiz Jaílson Suassuna, da comarca de Esperança. “Considero essa iniciativa de extrema importância, já que nós julgadores não temos apenas atividades judiciais. Atualmente, nossa realidade exige habilidades como administradores”, ressaltou
Professores - Os professores responsáveis pelas disciplinas ministradas no curso são os mestres Ana Lúcia de Carvalho e Arturo Rodrigues Felinto. De acordo com Ana Lúcia, o relato dos juízes no final do curso foi muito gratificante. “Eles absorveram os conhecimentos e entenderam a mudança que está acontecendo diante da discussão entre juiz e juiz-gestor”.
Ela explicou que o curso é dividido em duas grandes partes: planejamento estratégico e gestão de pessoas, tudo alinhado ao Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Calendário – A Diretoria da Esma informou que a segunda turma de João Pessoa terá aulas nos dias 07,08, 14 e 15 de junho. Em Campina Grande, os dois módulos serão entre os dias 02, 03, e 09 e 10 de agosto.
Gecom – Fernando Patriota




