Conteúdo Principal
Publicado em: 18/08/2020 - 18h48 Atualizado em: 18/08/2020 - 19h02 Tags: GEVID, Junta Médica do TJPB, Perícias presenciais em servidores

Junta Médica do TJPB volta a realizar perícias presenciais em servidores fora dos grupos de risco

Mesmo durante o período da pandemia da Covid-19, a Junta Médica do Tribunal de Justiça da Paraíba, ligada à Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), permaneceu em teletrabalho, com as avaliações possíveis de ser realizadas, sem o atendimento presencial. Durante este período, manteve uma produção de quase 800 processos, todos analisados e com pareceres emitidos. Nesta terça-feira (18), a Junta voltou às atividades presenciais previamente agendadas, para servidores e magistrados que não fazem parte dos grupos de riscos.

“Na tarde de hoje, farei a primeira perícia presencial, depois da nossa temporada em teletrabalho pela pandemia”, informou a médica e presidente da Junta, Vânia Lisboa.
 
A Junta Médica está totalmente amparada no Manual de Biossegurança, elaborado pela Gerência de Qualidade de Vida do TJPB. “Todos os cuidados estão sendo adotados pela equipe como: uso de máscara, protetor facial, respeito ao distanciamento seguro”, garantiu a gerente da Gevid-TJPB, Valéria Beltrão.

Segundo ela, as perícias só acontecem mediante agendamento prévio, nos horários determinados, a fim de evitar filas de espera e com intervalo entre ambas para as devidas higienizações no ambiente e materiais utilizados. “Há, ainda, o cuidado para que só compareçam à perícia os interessados diretamente nos processos, de modo a impedir aglomeração. A entrega de exames está ocorrendo por meio eletrônico, para livrar o  contato com papéis”, destacou.

Os canais de atendimento da Junta Médica são através dos telefones 3216-1809, 32161672 ou dos números de celulares 987658350 e 987658350. Toda e qualquer assistência deverá ser agendada previamente. “Também, por esses telefones, o servidor ou magistrado poderá obter informações e orientações acerca de procedimentos para elaboração de processos ou de processos já existentes”, comentou a supervisora da Junta Médica, a assistente social Daniela Menezes.

A Junta Médica conta com quatro médicas: Vânia Carmen Lisboa Braga, Rosângela Viana, Honorina Fernandes e Januária Porto; um psicólogo, Fábio Machado, para elaboração de pareceres amparados em testes psicológicos; duas assistentes sociais, Mércia Cartaxo e Daniela Menezes, para elaboração de pareceres sociais, mediante visitas domiciliares e outros instrumentos, além do apoio administrativo das servidoras Miranice Monteiro, Alessandra Aranha, Luana Rolim e Laila Rabay. Toda a equipe está à disposição dos 269 magistrados e 4.009 servidores do Poder Judiciário estadual. 

Resolução - O retorno gradativo de mais um setor do Tribunal faz parte do Plano de Implantação de Retorno Gradual e Sistematizado às Atividades Presenciais (PI) do Poder Judiciário estadual, nos termos da Resolução n.º 19/2020, observadas as ações necessárias para prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

A referida Resolução foi elaborada por um Grupo de Trabalho, presidido pelo desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, com informações técnicas prestadas pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria de Saúde do Estado e atos normativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611