Conteúdo Principal
Publicado em: 03/11/2020 - 17h39 Atualizado em: 04/11/2020 - 12h07 Tags: PATJ, Município de Malta, Posto Avançado do TJPB

Jurisdicionados do Município de Malta são beneficiados com implantação do Posto Avançado do TJPB

    

Jurisdicionados do Município de Malta são beneficiados com implantação do Posto Avançado do TJPB / Fotos prints: Ednaldo Araújo

O Município de Malta, localizado no Sertão paraibano, foi mais um beneficiado com a implantação do Posto Avançado do Tribunal de Justiça da Paraíba (PATJ). A iniciativa só foi possível após formalização de Termo de Parceria entre a Prefeitura Municipal e a Comarca de Patos. A solenidade de inauguração ocorreu na tarde desta terça-feira (03), virtualmente, por meio da plataforma Cisco Webex.

O presidente do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, ao inaugurar o

espaço, destacou que o PATJ surge como uma forma de aproximar o jurisdicionado de Malta do Poder Judiciário estadual. “Pensando no presente, foi montada uma estrutura de teleaudiências que pode abrigar não apenas o Judiciário, mas, também, propiciar reuniões de curadorias do Ministério Público e o atendimento da Defensoria Pública. Agradeço aos esforços dos juízes da região de Patos que já estão colaborando com as audiências e ressalto que é importante contar com a união e participação de todos, em prol do jurisdicionado”, afirmou, acrescentando que o investimento em informática é estratégico.

A desembargadora Maria das Graças, que também participou da solenidade de inauguração, ressaltou que o Posto Avançado atende ao objetivo estratégico de promover a descentralização, evitando deslocamentos desnecessários e excessivos dos jurisdicionados. “O TJPB está de parabéns, pois tem feito de tudo para promover o bem-estar do jurisdicionado com relação ao atendimento dos magistrados. Esta foi uma gestão que fez realmente a diferença”, avaliou.

A juíza Joscileide Ferreira, que dirige o Fórum de Patos, ressaltou a visão inovadora da atual gestão da Mesa Diretora do TJPB, que permitiu, dentre outras iniciativas, a inauguração de PATJs em todo o Estado. “Com a implantação de novas tecnologias, a produtividade foi elevada em todas as comarcas. No contexto atual, diante da pandemia, os jurisdicionados, testemunhas, magistrados, defensores, promotores e advogados puderam participar das audiências na comodidade de suas casas, desempenhando a função a contento e representando elevada redução de custos. As novas tecnologias trouxeram apenas benefícios aos jurisdicionados. A implantação de Postos Avançados só dará celeridade e beneficiará a população. Reconhecemos o esforço hercúleo da Mesa Diretora do TJPB para aproximar o cidadão da Justiça”, enfatizou, acrescentando, ainda, que de janeiro a outubro deste ano, a Comarca de Patos registrou mais de 43 mil atos processuais, a distribuição de mais de 5 mil processos e mais de 10 mil feitos arquivados. 

Magistrados parabenizam iniciativa – O juiz Luzivando Pessoa, da Comarca de Patos, disse estar feliz pela implantação do Posto Avançado em Malta, local onde atuou como substituto e titular. “É uma cidade maravilhosa, com povo acolhedor e que tive grande satisfação em ter passado. As audiências remotas vieram para ficar e a expectativa é que, com a chegada de novas tecnologias, todos tenham acesso à internet”, afirmou. 

Por sua vez, a magistrada Vanessa Moura Pereira de Cavalcante (4ª Vara Mista de Patos), que tem origem sertaneja, salientou que todos querem o melhor para o jurisdicionado. “É indiscutível e unânime a questão da revolução nesta gestão do presidente Márcio Murilo, que tem uma visão futurista e teve coragem de fazer aquilo que os operadores do Direito, há muito, pediam, que é uma reformulação administrativa. Estamos aqui para agradecer e reconhecer o avanço, no sentido de proporcionar ao jurisdicionado que não tem condição de ter aparato tecnológico em casa estar próximo ao serviço de Justiça”, comentou.

Já o juiz Bruno Medrado (7ª Vara Mista de Patos) frisou a importância da tecnologia no avanço do acesso à Justiça. “A informática é uma poderosa aliada da Justiça. Conseguimos tramitar os processos de maneira mais rápida. Ressalto, também, o grande trabalho desenvolvido pela juíza Joscileide à frente da Comarca, visando tomada de decisões democráticas e com atitudes sempre comprometidas”, disse.

Por seu turno, o magistrado Luiz Gonzaga Pereira (5ª Vara Mista de Patos) destacou, também, a gestão da magistrada Joscileide Ferreira junto ao Fórum de Patos. “Parabéns, ainda, à Presidência do TJPB, por ter acolhido a brilhante ideia dos Postos Avançados e fomentado a implantação por todo o Estado”, enfatizou.
  

Por fim, o secretário de administração de Malta, Diafrânio Pontes, representando a gestão municipal, comentou sobre a implantação do PATJ na cidade. “Ficamos tristes quando houve a desinstalação da comarca, mas, felizes quando tivemos a excelente notícia do posto avançado. Entendemos que será uma forma melhor de aproximar o jurisdicionado da Justiça, de modo a atender, plenamente, a quem necessitar desses serviços”, concluiu.

O evento on-line contou, ainda, com a participação dos juízes auxiliares da Presidência, Gustavo Procópio e Rodrigo Marques; do juiz auxiliar da Vice-Presidência, Herbert Lisboa; dos juízes que atuam em Patos, Isabella Assunção, Janete Oliveira e José Milton Barros; da gerente do Fórum de Patos, Selene Nascimento; e dos servidores da Comarca, Maria Aparecida Barbosa e Edson Dantas.

Prestigiaram, também, a solenidade, os juízes Manoel Abrantes, Carlos Gustavo Guimarães e Edailton Medeiros Silva; os representantes do município; a procuradora Raelma Monteiro; e a secretária de assistência social Ana Maria Peixoto; bem como os servidores que irão atuar no PATJ.


Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611