Conteúdo Principal
Publicado em: 30/08/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

“Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos” visa aproximar jornalistas e integrantes do Judiciário

No dia 16 de setembro, a Escola Superior da Magistratura (Esma) e o Tribunal de Justiça da Paraíba vão promover o encontro “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos”. O evento vai acontecer no auditório da Esma, no Altiplano, a partir das 18h30. A iniciativa faz parte do planejamento da atual gestão do diretor da Esma, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

A comissão organizadora é formada pelos juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior, Gustavo Procópio Bandeira de Melo e pelo jornalista Fernando Patriota e conta com o apoio das Coordenadorias de Comunicação Social (Codecom) e de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) do TJPB.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Tribunal (www.tjpb.jus.br) e no portal da Esma (http://esma.tjpb.jus.br), ou, ainda, na Secretaria da Escola e na Codecom do Tribunal. Esta, localizada no 6º andar do Anexo do Tribunal de Justiça, Centro de João Pessoa. É necessária a confirmação da inscrição até 48 horas antes do evento, para a confecção dos certificados.

Dentro da programação, duas palestras. Uma, sobre “Judiciário e Imprensa – Qualidade, ética e responsabilidade”, ministrada pela diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazarollo. E a outra,  com o juiz Hermance Gomes Pereira que vai abordar o tema:  “Vocabulário rebuscado e o formalismo inútil do Poder Judiciário.”

Também vão participar do “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos”, como debatedores, o desembargador do TJPB Joás de Brito Pereira Filho; o juiz Aluízio Bezerra Filho; a magistrada Renata da Câmara Pires Belmont; o diretor de jornalismo do Sistema Correio de Comunicação, jornalista Walter Galvão; e um dos pioneiros do Webjornalismo em nosso Estado, Walter Santos, diretor do Wscom e da Revista Nordeste.

O evento pretende discutir uma nova relação entre os operadores do sistema judicial e os profissionais da imprensa. “A inexistência de concorrência ante o monopólio estatal da jurisdição, com a consequente falta de preocupação com a imagem; o formalismo inútil; o desconhecimento público da rotina judiciária; a qualidade e a ética do jornalismo judiciário são apenas alguns temas que a serão discutidos”, disse  Antônio Carneiro de Paiva Júnior.

Serviço:
Evento: Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos
Dia: 16 de setembro
Hora: 18h30
Local: Auditório da Esma, Altiplano – João Pessoa
Inscrições gratuitas
Emissão de certificados
Outras informações nos telefones 3252-1104 ou 3216-1612

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711