“Justiça e Imprensa” vai renuir quase 100 jornalistas e estudantes de Comunicação Social na Esma
O encontro “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos” já têm quase 100 inscritos, entre jornalistas e profissionais de várias empresas e estudantes de Comunicação Social da UEPB e UFPB. O presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Nilo Luiz Ramalho Vieira, confirmou sua presença. O evento também vai renuir juízes, promotores e advogados. O seminário acontece às 18h30 desta quinta-feira (16), no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), no Bairro do Altiplano, em João Pessoa.
A iniciativa faz parte do planejamento da atual gestão do diretor da Esma, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, e tem como principal objetivo discutir uma nova relação entre os operadores do sistema judicial e os profissionais da imprensa. Outros pontos discutidos serão: o formalismo inútil do Judiciário, o desconhecimento público da rotina judiciária e qualidade e a ética do jornalismo judiciário.
“Justiça e Imprensa” é uma promoção do Tribunal de Justiça da Paraíba e da Esma, com apoio da Coordenadoria de Comunicação do TJPB e da Secretaria de Recursos Humanos, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes). Fazem parte da Comissão Organizadora os juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior, Gustavo Procópio Bandeira de Melo e o jornalista Fernando Patriota.
A diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazarollo, é uma das palestrantes. A jornalista vai abordar a questão do “Judiciário e Imprensa – Qualidade, ética e responsabilidade.” O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Hermance Gomes Pereira, vai tratar do “Vocabulário rebuscado e o formalismo inútil do Poder Judiciário”.
Serão debatedores o desembargador do TJPB Joás de Brito Pereira Filho; o juiz Aluízio Bezerra Filho; a magistrada Renata da Câmara Pires Belmont; o diretor de jornalismo do Sistema Correio de Comunicação, jornalista Walter Galvão; e um dos pioneiros do Webjornalismo em nosso Estado, Walter Santos, diretor do Wscom e da Revista Nordeste. Os jornalistas e estudantes que se inscreveram até o meio dia dessa segunda-feira (13) vão receber certificado de participação.
Por Fernando Patriota




