Justiça Volante completa 11 anos de assistência e já promove conciliação em 98% dos acidentes de trânsito
O Serviço de Atendimento Imediato (SAI) do Tribunal de Justiça da Paraíba completou, esta semana, 11 anos de assistência à população da grande João Pessoa. Por meio de atendimentos realizados nos locais de acidentes automobilísticos sem vítimas, de janeiro até setembro deste ano, o Serviço já realizou 458 conciliações, numa média de 51 chamadas por mês. Houve imediata conciliação em 98% dos casos, conforme dados disponibilizados pelo setor.
Conhecido como Justiça Volante, o serviço visa, principalmente, diminuir a instauração de processos judiciais. Através dos números de contato, o cidadão realiza uma chamada e solicita atendimento. Uma equipe composta por policial, conciliador, oficial de justiça e técnico é enviada ao local para fazer a tentativa imediata de conciliação entre as partes envolvidas.
A perita de trânsito e oficiala de justiça do SAI, Ana de Lourdes Franca Soares, atua no serviço desde sua implantação e diz que, dos atendimentos, apenas 2% não são solucionados na hora, pois geralmente são casos de evasão do local do sinistro. Ela explicou que, nesse caso, o procedimento é feito a partir da leitura da placa do veículo: “Através de uma consulta ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), temos acesso ao endereço, CPF e ao RG da parte que se evadiu do local. Estes documentos são anexados ao processo e marcamos uma audiência no Fórum”, afirmou.
Nesses 11 anos de assistência, Ana de Lourdes destacou como um avanço, um maior reconhecimento da sociedade sobre a credibilidade do serviço, assim como o crescimento da procura pelo mesmo. Nessa condição, a perita explicou que algumas seguradoras de veículos já orientam, previamente, seus segurados sobre o Serviço: “As seguradoras incluem um selo com o número do SAI para o segurado contatar em caso de acidente. Isso é uma conquista para nós”.
O serviço é gratuito e atende nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux com sala no Fórum Cível de João Pessoa “Desembargador Mário Moacyr Porto”, na avenida João Machado no bairro de Jaguaribe. Os motoristas podem fazer as chamadas no horário de atendimento, das 7h às 19h, de segunda à sexta, através dos números (83) 3208-2536 e (83) 8831-7666.
Gecom/TJPB/ds