Conteúdo Principal
Publicado em: 24/02/2012 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Lançamento de livros marca reinício dos eventos culturais no TJ e busca a preservação da memória do Judiciário

O Tribunal de Justiça da Paraíba vai retomar os eventos culturais para o ano de 2012 a partir do próximo dia 8 de março, com a realização da primeira etapa do cronograma de atividades alusivas à história do TJPB. De acordo com a programação já definida pela Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário, criada pelo presidente da Corte, des. Abraham Lincoln da Cunha Ramos - e que tem na presidência o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, várias publicações estarão no calendário que está sendo elaborado para o ano.

O desembargador destacou a sensibilidade do presidente Abraham Lincoln, quando decidiu manter as atividades culturais, demonstrando sua preocupação à preservação da memória histórica do Poder Judiciário. Lembrou o sucesso das comemorações dos 120 anos do Tribunal de Justiça, no ano passado. “Foi uma programação permanente que trouxe, não só o incentivo cultural, mas também a contribuição do TJPB ao movimento cultural do Estado. Foram seis solenidades e todas coroadas de êxito. Pretendemos fazer mais e melhor esse ano”, comentou.

No primeiro evento deste ano,  a ser realizado às 16h, no próximo dia 8, haverá o lançamento do livro “A Escolha de Rita”, de autoria da historiadora Maria José Teixeira Lopes Gomes. O trabalho é uma pesquisa minuciosa e biográfica sobre a vida e a carreira da juíza paraibana Rita Gadelha. Na ocasião haverá a exibição de um vídeo alusivo à programação cultural para o ano judiciário de 2012 e sobre fatos ligados ao desenvolvimento histórico da Magistratura paraibana, além da apresentação de números musicais pelo quarteto de cordas “Quarta Justa”, da UFPB.

Juiz Aluízio Bezerra lança livro sobre “Improbidade Administrativa”

Paralelamente ao cronograma traçado pela Comissão Especial, dentro da programação cultural deste ano, haverá também outros lançamentos de trabalhos publicados, a exemplo do livro do juiz Aluízio Bezerra Filho, intitulado “Atos de Improbidade Administrativa – Anotados e Comentados”, que será  lançado no Salão Nobre do Tribunal de Justiça, às 17h30, do dia 6 de março.

Publicado pela Juruá Editora e prefaciado pelo desembargador do TRT da Paraíba, Afrânio Neves de Melo, o livro trata dos aspectos normativos e processuais da Lei de Improbidade Administrativa, numa linguagem direta e acessível. Segundo o autor, a obra se insere no objetivo de facilitar a compreensão do tema, tanto aos operadores jurídicos quanto os estudantes de Direito. “A proposta é oferecer condições de agilidade nas consultas e orientações no cotidiano forense, com as ferramentas jurídicas para os encaminhamentos dos processos relativos à espécie", avalia o autor.

 

Gecom/TJPB/genesio sousa

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611