Conteúdo Principal
Publicado em: 23/05/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Lançamentos da cartilha Adoção Passo a Passo e do Concurso de Redação marcam a programação do Dia Nacional da Adoção

Três apresentações, duas do grupo de Dança dos alunos do Centro de Formação Educativo Comunitário (Cefec) e Centro Comunitário Irmãos Fortuna (Cecip) e outra do Coral da Casa da Juventude Daniel Comboni, todos de Santa Rita, marcaram os lançamentos da cartilha “Adoção Passo a Passo” e do Concurso de Redação sobre o tema o “Direito de Ter Família”, com alunos das escolas públicas e privadas da Capital.

A solenidade, de iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça, com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, aconteceu no hall de entrada do Shopping Tambiá, e foi aberta pelo juiz da Infância e da Juventude da Capital, Fabiano Moura e Moura, e pela juíza- corregedora e secretária-executiva da Comissão Judiciária de Adoção (CEJA), Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega.

A iniciativa dos lançamentos foi para orientar e conscientizar as pessoas interessadas pela adoção, indicando os passos necessários para a realização da adoção legal, não apenas de crianças pequenas, mas também, de adoções tardias. A programação faz parte da comemoração ao Dia Nacional da Adoção, que acontece na próxima segunda-feira (25).

O juiz Fabiano Moura falou da importância da adoção, principalmente, no momento em que o Judiciário paraibano quebra aquele conceito de que é complicado e burocrático adotar, mostrando-se parceiro na construção da boa adoção, ou seja, aquela que ajuda a criança e deixa realizados quem adota e quem é adotado.

O magistrado disse que ainda existe muito preconceito quanto ao ato de adotar. “E justamente por isso que decidimos falar a respeito e ouvir, principalmente, o testemunho daqueles que já adotaram. Eu vejo na adoção a grande oportunidade de amar e, mais do que isso, de ser amado”, ressaltou.

Já a juíza Antonieta Maroja fez um balanço positivo do número de casos de adoção na Paraíba. “Temos uma situação satisfatória que, com certeza, será cada vez melhor, graças ao apoio que a adoção tem recebido do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, na divulgação e conscientização da população com relação à questão.

Participaram, ainda, da solenidade, o secretário-geral do TJ, Róbson de Lima Cananéa; a coordenadora do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Ana Lucia Correia de Lima Cananéa; a coordenadora da Infância e da Juventude, Viviane de Andrade Sarmento; os promotores de justiça Soaraya Escorel e Guilherme Lemos; além de representantes dos Conselhos Tutelares de Santa Rita.

Por Clélia Toscano
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611