Conteúdo Principal
Publicado em: 27/11/2018 - 20h16 Atualizado em: 29/11/2018 - 15h06 Tags: livro

Livro do delegado da PF Fabiano Emídio sobre lavagem de dinheiro e paraísos fiscais é lançado no TJPB

Na ocasião, o presidente do Tribunal, desembargador Joás de Brito, recebeu homenagem da Associação dos Delegados da Polícia Federal na Paraíba
Livro do delegado da PF Fabiano Emídio sobre lavagem de dinheiro e paraísos fiscais é lançado no TJPB / Fotos: Ednaldo Araújo / TJPB

A experiência profissional aliada a um trabalho acadêmico resultou no livro ‘Lavagem de Dinheiro e Paraísos Fiscais – A captura da economia pelo crime organizado’, de autoria do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e delegado da Polícia Federal, Fabiano Emídio de Lucena Martins. A obra foi lançada, na tarde desta terça-feira (27), no Hall do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em evento conduzido pelo presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que, na ocasião, foi homenageado pela Associação dos Delegados da Polícia Federal. 

O trabalho de Fabiano Emídio transcende os limites do país, segundo declarou o  professor Romulo Palitot, que assina o prefácio do livro, a quem coube fazer a  apresentação do livro no lançamento. “Tive a satisfação de colaborar na condição de coator de alguns capítulos e, agora, a honra de apresentar a obra”, declarou. 

Já o desembargador Joás de Brito chamou a atenção para a atualidade do tema do trabalho impresso, ressaltando que o livro é oportuno, uma vez que é lançado num momento em que o povo brasileiro tem discutido a questão da lavagem de dinheiro e da corrupção no país. “O autor tem experiência nessa área. Por isso, tenho certeza que o  trabalho vem para enriquecer o conhecimento dos estudiosos do Direito”, declarou.

A obra, com 139 páginas, tem o selo da Editora Lumen Juris, e é, segundo o autor, uma produção literária fruto da fusão do cotidiano de um delegado da Polícia Federal e da dissertação de mestrado em Direito Econômico, concluído por Fabiano Emídio, no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

“Esse trabalho é, acima de tudo, resultado da minha inquietação, enquanto profissional e cidadão, ante a constatação de que o Brasil é o quarto país do mundo a enviar dinheiro para os paraísos fiscais. É, também, fruto da minha experiência enquanto delegado de Polícia Federal, com atuação na área de repressão à corrupção, lavagem de dinheiro e crimes financeiros, e como professor de Direito Penal e Processo Penal”, enfatizou.

Dividido em três capítulos, no primeiro o autor fala da ‘Lavagem de Dinheiro’, no segundo discorre sobre ‘Paraísos Fiscais’ e, no último, conclui com uma reflexão acerca do que denomina de  ‘Os impactos da Economia Sombria sobre o Desenvolvimento’. Ao folhear a obra, o leitor irá se deparar com os acontecimentos recentes e nacionalmente conhecidos, que foram objetos da Operação Laja Jato. Traz, ainda, as investigações que Fabiano presidiu na Polícia Federal na Paraíba. 

De acordo com o autor, o livro servirá, também, como ferramenta de pesquisa para as futuras gerações, por trazer informações de análise, métodos, técnicas e dados referentes à lavagem de dinheiro e suas conexões com os paraísos fiscais, revelando a dimensão nacional e mundial do problema. “Pode servir como um alerta sobre um fenômeno que corrói a economia mundial e mina a confiança nas instituições”, analisou. 

Homenagem – Durante o lançamento, entre a apresentação do livro e a fala do autor, a delegada Luciana Paiva Barbosa, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal na Paraíba, prestou homenagem ao presidente do Tribunal, desembargador Joás de Brito. Na oportunidade, ela fez a entrega de uma comenda, com símbolos da PF, ao chefe do Poder Judiciário estadual paraibano. 

“Essa homenagem ocorre em reconhecimento ao relevante serviço prestado pelo desembargador Joás de Brito à Polícia Federal, a partir das parcerias firmadas entre as duas instituições. Essa parceria começou com diversas operações em conjunto e, sobretudo, pela forma como o desembargador Joás tem nos abraçado. Ressalto que o Poder Judiciário é, ao lado do Ministério Público, um forte e importante aliado no combate ao crime organizado”, arrematou. 

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611