Magistrados do TJPB participam da reunião nacional da Abraminj em Belo Horizonte
Teve início nesta quarta-feira (14) a reunião ordinária dos Fóruns da Infância e Juventude e Colégio da Infância e Juventude 2025.1. Do evento, que acontece até a sexta-feira (16), em Belo Horizonte (MG), participam o juiz Hugo Gomes Zaher e as magistradas Joscileide Ferreira de Lira e Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
O encontro reúne representantes de todos os tribunais de justiça do país e é uma realização da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), do Fórum Nacional da Justiça Protetiva, do Fórum Nacional da Justiça Juvenil e do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).
A finalidade é de promover a articulação entre os Fóruns Nacionais de Justiça Protetiva (Fonajup) e o da Justiça Juvenil (Fonajuv) e o Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude, promovendo o debate dos principais desafios e boas práticas do Judiciário na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A participação ativa dos representantes do TJPB reafirma o compromisso institucional com o aprimoramento contínuo da Justiça Infantojuvenil e com a construção de uma política judiciária cada vez mais integrada, técnica e humanizada, como ressaltou o juiz Hugo Gomes.
O magistrado, que coordena tanto a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPB (Coinju), quanto a área socioeducativa do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/PB), destacou a importância do encontro para o alinhamento nacional de diretrizes.
“Esses eventos da infância representam um espaço estratégico para a consolidação de políticas públicas judiciárias voltadas à infância e juventude. Trazemos experiências da Paraíba e retornaremos com práticas exitosas que fortalecem a atuação do nosso Tribunal”, ressaltou.
As magistradas, Joscileide Ferreira de Lira, coordenadora do Comitê Gestor Local da Primeira Infância do TJPB, e Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa, colaboradora da Coinju, ambas com forte atuação, também, na infância e Juventude em comarcas do interior da Paraíba, ressaltam os debates realizados durante o evento.
Na ocasião, são tratados temas relevantes como a convivência familiar e comunitária, proteção a crianças e adolescentes ameaçados de morte, plataforma socioeducativa, dentre outros, além de discussão e deliberação sobre enunciados orientadores.
Por Lila Santos/Foto:divulgação




